Divulgação
Divulgação

Morre ator Michael Gough, que representou o mordomo de Batman

Ator alcançou fama internacional com participação em três filmes de Tim Burton

Reuters

17 de março de 2011 | 17h45

Morreu aos 94 anos o ator britânico Michael Gough, mais conhecido pelo público internacional como o mordomo de Batman na franquia de cinema, informou a BBC.

A emissora citou o agente de Gough como tendo dito que o ator estava doente havia algum tempo e morreu em sua casa, cercado por seus familiares nesta quinta-feira, 17.

Em uma carreira que começou nos anos 1940, Gough atuou em mais de 150 filmes e programas de televisão.

Ele participou do popular seriado de ficção científica britânico Doctor Who, no papel de criador de brinquedos celestial, e foi uma espécie de figura cult entre os fãs do cinema de horror por suas atuações em filmes que incluem Horror of Dracula e O Fantasma da Ópera.

Mas foi o diretor americano Tim Burton quem o levou à atenção internacional quando o escolheu para o papel do mordomo Alfred Pennyworth em "Batman", em 1989, ao lado de Michael Keaton no papel-título.

Gough retomaria o papel de mordomo de Bruce Wayne em três outros filmes da franquia, trabalhou com Burton em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e participou com sua voz em Alice no País das Maravilhas e A Noiva Cadáver, do mesmo diretor.

Gough deixa sua quarta esposa, Henrietta, uma filha, Emma, e dois filhos, Simon e Jasper.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.