Evan Agostini/AP
Evan Agostini/AP

Morre aos 85 anos o cineasta Robert Downey, pai de Robert Downey Jr

O diretor sofria do mal de Parkinson há cinco anos e foi o grande incentivador da carreira do filho

Redação, O Estado de S.Paulo

07 de julho de 2021 | 18h57

Morreu aos 85 anos o cineasta Robert Downey, pai e grande incentivador da carreira de Robert Downey Jr, nesta terça-feira, 6. Ele sofria há cinco anos do mal de Parkinson e morreu enquanto dormia, de acordo com o filho.


"Na noite passada, meu pai faleceu pacificamente em seu sono após anos resistindo aos danos do mal de Parkinson. Ele foi um verdadeiro cineasta independente e se manteve prodigiosamente otimista ao longo dessa batalha. De acordo com os cálculos de minha madrasta, eles tiveram um casamento feliz por mais de 2 mil anos", escreveu em suas redes sociais o ator que interpreta personagens como o Homem de Ferro e Sherlock Holmes. 

O principal filme de Downey foi Putney Swope, de 1969, um clássico da contracultura e uma denúncia do racismo no ambiente corporativo dos Estados Unidos.

Downey dirigiu ainda Rebeldes da Academia (1980) e Os Loucos Casais da Califórnia (1990), filme em que Downey Jr. atuou. Ele também foi diretor de alguns episódios da clássica série de ficção científica Além da Imaginação, de Rod Serling.  

 

Tudo o que sabemos sobre:
Robert Downey Jr.cinema

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.