EFE
EFE

Morre aos 104 anos a atriz ganhadora de dois Oscars, Luise Rainer

Americana se tornou uma lenda do cinema nos anos 1930

EFE, O Estado de S. Paulo

30 Dezembro 2014 | 11h13

Primeira atriz a vencer dois Oscars consecutivos, a atriz Luise Rainer morreu aos 104 anos. Alemã de origem, Luise Rainer tinha nacionalidade americana e morava e Londres. Nascida em Düsseldorf, Rainer se tornou uma lenda nos anos 1930 ao ser a primeira a conquistar duas vezes seguidas a estatueta mais cobiçada do cinema, em 1936 e 1937, com Ziegfeld - O criador de estrelas e Terra dos Deuses. Ao todo, apenas cinco atores ou atrizes conseguiram o feito na história.

Rainer foi uma estrela durante os anos 30, mas sua última grande participação em um filme ocorreu em 1943. Depois, se afastou das telonas e, por muito tempo, só fez aparições pontuais em séries de televisão. Segundo ela, ganhar o Oscar foi o pior que poderia ter acontecido.

Muitos anos depois, a atriz voltou temporariamente ao cinema para participar de uma adaptação do livro O jogador, de Fiodor Dostoievski, que estreou em 1997.

Rainer começou a carreira como atriz de teatro em Düsseldorf e depois se transferiu para Viena, na Áustria, em 1931, onde foi dirigida pelo lendário Max Reinhardt. Na década de 30, fez seus primeiros papéis cinematográficos em filmes alemães para depois ser contratada por Hollywood.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.