Milos Forman recebe prêmio de honra do Festival de Cinema de Zurique

O Festival de Cinema de Zurique, que inicia nesta quinta-feira sua sexta edição, concederá ao diretor tcheco-americano Milos Forman o prêmio de honra, entregue a Roman Polanski no ano passado.

EFE

22 de setembro de 2010 | 14h39

 

A cidade suíça será sede da mostra internacional até o próximo 3 de outubro. Em 2009, o evento foi ofuscado pela prisão do diretor franco-polonês Polanski por ter mantido relações sexuais com uma garota de 13 anos nos Estados Unidos em 1978.

 

Forman, um dos mais célebres cineastas europeus de Hollywood, será o protagonista desta edição, que exibirá algumas de suas obras-primas, como "Um Estranho no Ninho", que ganhou cinco Oscar em 1976, e "Amadeus", a biografia de Wolfgang Amadeus Mozart que levou oito prêmios da Academia em 1984.

 

O diretor, que trocou Praga pelos Estados Unidos em 1968 após a invasão da antiga Tchecoslováquia pela União Soviética, estará presente em Zurique como convidado de honra durante sete dos 11 dias que durará o Festival.

 

Sua participação amenizará a ausência do ator Michael Douglas, que não poderá receber o prêmio que lhe foi concedido por sua carreira devido ao câncer que enfrenta.

 

O prêmio será entregue ao seu amigo Danny DeVito, que receberá em seu nome o Golden Icon, um tributo ao ator de 65 anos que estreia em breve "Wall Street - o Dinheiro Nunca Dorme", continuação do filme de Oliver Stone, "Wall Street - Poder e Cobiça", de 1987, pelo qual Douglas ganhou Oscar de melhor ator.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.