01 de junho de 2014 | 19h50
O documentário Metamorfose, do alemão Sebastian Mex, foi escolhido pelo júri oficial com o melhor filme do 16º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), um dos mais importantes do segmento no Brasil e no mundo. O FICA anunciou os vencedores da edição 2014 de sua mostra competitiva na tarde de domingo,1º de junho, na Cidade de Goiás.
Rodado em um lugar ermo na região sul de Ural na Rússia, Metamorfose narra a saga de pessoas que vivem em um dos pontos mais radioativos da terra. O local, que ganhou fama mundial, foi irradiado repetidamente por diferentes acidentes da usina nuclear Mayak, a primeira fábrica para a produção de material físsil para armas nucleares da União Soviética, que ainda está em operação. Mais do que um filme investigativo, Metamorfose traduz por meio de imagens um perigo que não é visualmente perceptível. Ao mesmo tempo, o longa retrata a força das pessoas que lutam para manter suas vidas em condições extremas.
Além dos filmes em competição, o FICA contou com shows de Gal Costa, Nação Zumbi e Pato Fu, além de seminários, palestras, cursos e debates. Entre os longas nacionais, foram selecionados um longa-metragem, sete curtas- metragens e cinco filmes goianos. Entre os selecionados internacionais, houve sete longas-metragens, quatro médias-metragens e oito curtas-metragens.
Para esta edição, foram inscritos mais de 453 filmes. Destes, 258 estrangeiros e 195 brasileiros. Entre os países com filmes selecionados para edição deste ano, estão obras da França, Itália, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca e Bélgica, além do Brasil.
CONFIRA A LISTA DOS PREMIADOS
GRANDE PRÊMIO CORA CORALINA PARA A MELHOR OBRA:
'METAMORFOSE'
DIRETOR: Sebastian Mez
PAÍS: Alemanha
MENÇÃO HONROSA:
'EXPEDIÇÃO AO FIM DO MUNDO'
DIRETORES: Daniel Dencik
PAÍS: Dinamarca
'CENTRAL NUCLEAR'
DIRETORA: Helena Hufnagel
PAÍS: Alemanha
MELHOR LONGA-METRAGEM:
'O MENINO E O MUNDO'
DIRETOR: Alê Abreu
PAÍS: Brasil
'MATERIA OSCURA'
DIRETORES: Massimo D'Anolfi e Martina Parenti
PAÍS: Itália
MELHOR MEDIA-METRAGEM:
'CARBON CROOKS'
DIRETOR: Tom Heinemann
PAÍS: Dinamarca
MELHOR CURTA-METRAGEM:
'WIND'
DIRETOR: Robert Löbel
PAÍS: Alemanha
MELHOR PRODUÇÃO GOIANA:
'VIAGEM NA CHUVA '
DIRETOR: Wesley Rodruigues
'AINDA QUE SE MOVAM OS TRENS'
DIRETORES: Marcela Borela, Henrique Borela e Vinicius Berger
PRÊMIO DE MELHOR FILME PELA IMPRENSA:
'O MENINO E O MUNDO'
DIRETOR: Alê Abreu
PAÍS: Brasil
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.