"Mensagem" do Brasil encanta Cannes

Curta de Walter Salles e Daniela Thomas, com a dupla de emboladores Castanha e Caju, satiriza a batalha do cinema nacional contra Hollywood

PUBLICIDADE

Por Agencia Estado
Atualização:

Os franceses entenderam direitinho a mensagem do Brasil. Chama-se justamente assim, Un Message du Bresil, o curta-metragem de Walter Salles e Daniela Thomas, exibido ontem na Quinzena dos Realizadores, aqui no 55º Festival Internacional do Filme. O filme se chama no Brasil Emboladores: A saga de Castanha e Caju contra o Encouraçado Titanic. Narrado praticamente em um só plano, mostra a dupla de emboladores numa improvisação que satiriza a luta do cinema brasileiro contra o gigante hollywoodiano. Uma grande dificuldade foi a legendagem desta mensagem brasileira. Como os emboladores falam por rimas, foi preciso um trabalho de muita criatividade de Sophie Bernard, assistente pessoal de Waltinho. Sophie, uma francesa radicada no Brasil encarregou-se pessoalmente de traduzir para o francês tudo o que os emboladores dizem durante a improvisação. E o fêz com legendas que conservam, tanto quanto possível, as rimas em português. O resultado foi que a sessão do filme foi um grande sucesso. A sala do Noga Hilton estava lotada porque além do curta brasileiro passaram no mesmo horário os demais curtas programados na quinzena. A pequena mensagem do Brasil foi de longe o mais aplaudido. O público aplaudiu, assoviou, fez tudo o que podia para indicar seu agrado pelo curta. Não chega a ser uma grande surpresa: afinal, além do talento da dupla de realizadores, a França é o país que mais se destaca em todo o mundo pela resistência que oferece ao gigantismo de Hollywood. Tirando a Índia, só mesmo os franceses conseguem estabelecer no seu mercado a paridade de 50 a 50% com a produção norte-americana. A mensagem brasileira indo contra o gigantismo de Hollywood só podia mesmo agradar aqui na Croisette.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.