"Mensagem" do Brasil encanta Cannes

Os franceses entenderam direitinho a mensagem do Brasil.Chama-se justamente assim, Un Message du Bresil, o curta-metragem de Walter Salles e Daniela Thomas, exibido ontem na Quinzena dosRealizadores, aqui no 55º Festival Internacional do Filme. O filme sechama no Brasil Emboladores: A saga de Castanha e Caju contra oEncouraçado Titanic.Narrado praticamente em um só plano, mostra adupla de emboladores numa improvisação que satiriza a luta do cinemabrasileiro contra o gigante hollywoodiano. Uma grande dificuldade foi alegendagem desta mensagem brasileira. Como os emboladores falam porrimas, foi preciso um trabalho de muita criatividade de Sophie Bernard,assistente pessoal de Waltinho.Sophie, uma francesa radicada no Brasilencarregou-se pessoalmente de traduzir para o francês tudo o que osemboladores dizem durante a improvisação. E o fêz com legendas queconservam, tanto quanto possível, as rimas em português. O resultadofoi que a sessão do filme foi um grande sucesso. A sala do Noga Hiltonestava lotada porque além do curta brasileiro passaram no mesmo horárioos demais curtas programados na quinzena.A pequena mensagem do Brasil foi de longe o mais aplaudido. O públicoaplaudiu, assoviou, fez tudo o que podia para indicar seu agrado pelocurta. Não chega a ser uma grande surpresa: afinal, além do talento dadupla de realizadores, a França é o país que mais se destaca em todo omundo pela resistência que oferece ao gigantismo de Hollywood. Tirandoa Índia, só mesmo os franceses conseguem estabelecer no seu mercado aparidade de 50 a 50% com a produção norte-americana. A mensagembrasileira indo contra o gigantismo de Hollywood só podia mesmo agradaraqui na Croisette.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.