Longa sobre surfe é destaque na Mostra de Cinema

O documentário Fábio Fabuloso, sobre a trajetória do surfista brasileiro Fábio Gouveia, é um dos destaques da programação de hoje da 28.ª Mostra BR de Cinema (20h40, no Unibanco Arteplex 1). Nascido no interior da Paraíba, Fábio tornou-se um dos maiores surfistas do Brasil e do mundo, campeão em 1988 do Mundial de Amadores de Porto Rico na categoria Open e de campeonatos mundiais de profissionais na França e no Havaí. Dirigido por Ricardo Bocão, Antonio Ricardo e Pedro Cezar, Fábio Fabuloso vai além do que se pode esperar de um filme de surfe - um subgênero que ganhou autonomia a partir de títulos como o cultuado Endless Summer (1966). O que o torna tão único, entre outras coisas, é a narração em formato de cordel, com texto e locução do roteirista, poeta e co-diretor Cezar: "Tinha um cabra fabuloso/ Com a linha encantada/ Desenhava um S novo/ Cheio de alinhamento/ Nas praias do mundo inteiro/ Só chegava por primeiro/ Só chegava por primeiro/ Nas praias do mundo inteiro". Outra característica única é a trilha sonora, que nesse tipo de filme tem um peso fundamental, e mistura ritmos nordestinos, cadência do repente e sons eletrônicos. Outro destaque do dia, Maria Cheia de Graça (14 horas, Espaço Unibanco I), de Joshua Marston, foi o vencedor do prêmio do público no Festival de Sundance e do troféu Alfred Bauer para o melhor primeiro filme do Festival de Berlim. A estreante Catalina Sandino Moreno dividiu com Charlize Theron o Urso de Ouro de melhor atriz. Uma co-produção entre Colômiba e EUA, o filme conta a história de Maria Alvarez, adolescente pobre que mora nos arredores de Bogotá e exerce uma atividade mal paga - ela ganha a vida cortando os espinhos de rosas que serão vendidas em lojas de flores ou semáforos. Ao perder o emprego, ela se desespera, porque a família depende de seus rendimentos. E é aí que surge um sujeito de fala mansa, que a alicia para servir de mula, transportando drogas no próprio corpo. O filme tem todo um lado documentário muito interessante. Até a parte ficcional tem seu atrativo - a chegada aos EUA, uma tragédia e a fuga que levam a jovem sem documentos a uma vida (quase) clandestina. Catalina contou que fez workshop para o papel. "Nunca havia feito nem figuração." Por questões de segurança, a história, supostamente passada na Colômbia, foi filmada no Equador. E o que, afinal, desagrada aos latinos é o desfecho, meio ofensivo. Marston, americano, não vê, para as Marias desse mundo, solução que não seja nos EUA.Serviço Quiosque e lounge Av. Paulista, 2.073, Conjunto Nacional, 3283-2179 / 3266-8518 / 3262-3596) Ingressos Individuais:2ª a 5ª, R$ 11 (sexta, sáb. e dom., R$ 13)Pacotes: 20 ingressos, R$ 100; 40 ingressos, R$ 185 Salas Centro Cultural São Paulo (110 lug.). R. Vergueiro, 1.000, Paraíso, 3277-3611, ramal 279 CEU Curuçá (450 lug.). Av. Marechal Tito, 3.400, Vila Curuçá, 6563-6145 Cine Olido (293 lug.). Av. São João, 473, Centro, 3334-0001 Cinearte 1 (420 lug.), 2 (150 lug.). Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073 - Cerqueira César - 11. 3285.3696 Cineclube Directv 1 (278 lug.); Sala 2 (169 lug.); Sala 3 (98 lug.). R. Augusta, 2530, Jd. Paulista, 3085-7684 Cinesesc (329 lug.). R. Augusta, 2.075, Jd. Paulista, 3064-1668 Espaço Unibanco 1 (273 lug.). R. Augusta, 1.475, 288-6780 Faap - Auditório 1 (300 lug.). R. Alagoas, 903, Higienópolis, 3662-7332 Metrô Santa Cruz (189 lug.). R. Domingos de Moraes, 2.564, 3471-8066 MIS - Auditório (171 lug.). Av. Europa, 158, Jd. Europa, 3088-0896 Morumbi 3 (246 lug.). Av. Roque Petroni Jr., 1.089, Morumbi, 5189-4556 Sala Cinemateca (105 lug.). Lgo. Senador Raul Cardoso, 207, 5084-2177 Sala UOL (271 lug.). R. Fradique Coutinho, 361, 5096-0585 Unibanco Arteplex 1 (268 lug.); 2 (234 lug.). Rua Frei Caneca, 569 / 3ª piso, 3472-2365 Vão Livre do Masp (aprox. 300 lug). Av. Paulista, 1.578, Cerqueira César, 3251-5644

Agencia Estado,

25 de outubro de 2004 | 12h19

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.