Alain Jocard/AFP
Alain Jocard/AFP

Lendário roteiro gráfico de 'Duna' vai a leilão em Paris

Projeto faraônico de Alejandro Jodorowsky na década de 1970 acabou não sendo transformado em filme; posteriormente, David Lynch, em 1984, e Denis Villeneuve, em 2021, levaram obra baseada nos livros de Frank Herbert às telas

AFP, Agência

20 de novembro de 2021 | 11h34

O lendário "storyboard" de Duna criado pelo franco-chileno Alejandro Jodorowsky, um projeto faraônico que teria a participação de Salvador Dalí ou de Mick Jagger, vai a leilão em Paris, na segunda-feira, 22. 

É uma obra volumosa de meados da década de 1970, "estimada em entre 25 mil e 35 mil euros" (entre R$ 158 mil e R$ 221 mil), de acordo com a casa Christie's, que organiza a venda.

O objeto em questão é um roteiro detalhado com imagens do que o filme deveria ter sido. 

Os desenhos foram assinados por uma estrela francesa dos quadrinhos, Moebius (Jean Giraud, falecido em 2012), e pelo ilustrador suíço Giger (falecido em 2014), que depois criaria a criatura do filme Alien (1979). 

Ambos eram os supostos diretores artísticos deste filme sobre um monumento da ficção científica. Duna (Dune, no original) é uma série de livros deste gênero escrita pelo americano Frank Herbert, em 1965. 

O diretor de cinema David Lynch levou o projeto às telas em 1984, com muito esforço e pouca bilheteria.

Uma maldição parecia pesar sobre esta enorme saga, até que o canadense Denis Villeneuve voltou a assumir o risco em 2021, com grande sucesso de bilheteria.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.