AFP
AFP

Júri do Festival de Berlim 2021 é composto por vencedores do Urso de Ouro

Os jurados são Mohammad Rasoulof, Nadav Lapid, Adina Pintilie, Ildikó Enyedi, Gianfranco Rosi e Jasmila Žbanic; competição será de 1 a 5 de março, totalmente online, e de 9 a 20 de junho, com público

AFP, Redação

03 de fevereiro de 2021 | 09h12

O júri do Festival de Berlim 2021, cuja competição acontecerá em março totalmente online, estará composto este ano por seis premiados com o Urso de Ouro em edições anteriores, anunciaram os organizadores nesta segunda-feira, 1º.

Os membros deste júri, que este ano não terá presidente - algo excepcional - serão convidados para a capital alemã para que vejam os filmes selecionados na competição principal, cuja lista será oficial em 11 de fevereiro, e designar os vencedores de cada categoria. 

Entre eles, estão o iraniano Mohammad Rasoulof, premiado em 2020 por There Is No Evil; o israelense Nadav Lapid (Sinônimos, 2019); a romena Adina Pintilie (Não Me Toque, 2018); a húngara Ildikó Enyedi (Corpo e Alma, 2017); o italiano Gianfranco Rosi (Fogo ao Mar, 2016) e a bósnia Jasmila Žbanic (Em Segredo, 2006).

Esses seis diretores "não só expressam diferentes formas de fazer filmes intransigentes e de criar histórias corajosas, mas também representam uma parte da história do Festival de Berlim", afirmou em nota o diretor artístico do concurso, Carlo Chatrian.

A 71ª edição do Festival acontecerá em duas partes. De 1 a 5 de março, haverá uma competição online e a entrega dos prêmios, como o Urso de Ouro; e de 9 a 20 de junho haverá exibições abertas ao público, a princípio em salas e ao ar livre. Neste segundo período também serão entregues os prêmios fisicamente. 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.