Charles Sykes/AP
Charles Sykes/AP

John Witherspoon, ator e comediante norte-americano, morre aos 77 anos

Conhecido por seus trabalhos em 'Um Maluco no Pedaço' e 'Sexta-feira em Apuros', ele deixa esposa e dois filhos. Causa da morte ainda não foi confirmada

The New York Times, Agências

30 de outubro de 2019 | 13h15

O ator e comediante John Witherspoon, mais conhecido por seus trabalhos em Sexta-feira em Apuros e Um Maluco no Pedaço, morreu nesta quarta-feira, 30, aos 77 anos, em sua casa em Sherman Oaks, Los Angeles. Quem confirmou a informação foi seu agente. A família ainda não divulgou qual foi a causa da morte. Ele deixa esposa e dois filhos.

"É com muita tristeza que twittamos isso, mas John Witherspoon, nosso pai e marido, faleceu", diz o comunicado divulgado pela família na conta oficial do ator no Twitter. "Ele era uma lenda na indústria do entretenimento e uma figura paterna para todos aqueles que o assistiram no decorrer dos anos. Nós o amaremos para todo o sempre, 'paizão'".

Witherspoon nasceu em Detroit, no ano de 1942. Ele começou sua carreira fazendo stand-up comedy, sendo que o primeiro trabalho na televisão veio apenas na década de 70. No entanto, não demorou muito até que ele começasse a estrelar dezenas de filmes e séries.

Ao todo, o ator participou de 84 produções, dentre as quais estão filmes, séries e dublagens em animações. Seu trabalho mais recente foi na polêmica série Black Jesus, que despertou a ira de algumas pessoas por colocar em cena um Jesus negro. Ele também era figura carimbada nas noites do The Late Show with David Letterman, onde sempre aparecia com muito bom humor. 

Dentre seus trabalhos de maior destaque, estão a famosa franquia "Sexta-feira em Apuros", em que interpretou o pai de Ice Cube e o sogro ciumento de Will Smith em Um Maluco no Pedaço, famosa sitcom dos anos 90.

Sua presença também era comumente vista em diferentes produções dos irmãos Wayans, como Dupla do Barulho e O Pequenino.

No Twitter, Ice Cube lamentou a morte do ator. "Estou devastado com o falecimento de John Witherspoon. A vida não terá a mesma graça sem ele", escreveu. Segundo informações do Deadline, o ator estava escalado para viver novamente o pai do rapper, naquele que seria o último filme da série Sexta-feira em Apuros.


Regina King, que também fez parte do elenco da série de filmes como filha de Witherspoon, escreveu em sua conta oficial no Twitter: "Meu pai, meu avô, minha inspiração para a comédia! Eu te amo 'Spoons'! Descanse no Paraíso, Rei"

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.