<i>Vênus</i>, um estudo do desejo imortal, com Peter O´Toole

Talvez Peter O?Toole não consigaderrotar Forest Whitaker na premiação do Oscar neste domingo.Whitaker é dado como favorito por sua interpretação de Idi AminDada em O Último Rei da Escócia e deve mesmo ganhar. Mas queO?Toole dá um show em Vênus, que estréia nesta sexta, 23, lá isso ninguém vai poder negar. Ok, o mais óbvio seria dizer que o trabalho de Whitakeré mais difícil, caracterizar um ditador a ponto de se parecerextremamente com ele, até mesmo do ponto de vista físico. Aopasso que O?Toole vive algo muito mais próximo de si - um velhoator, cheio de talento e senso de humor, que sente estar vivendoo ato final da vida e deseja fazer dele algo de significativo.Tudo bem, mas aposto que daqui a alguns anos já teremosesquecido do Idi Amin de Whitaker e lembraremos com clareza doMaurice de O?Toole. Engraçado e amargo Quem é Maurice? Um veterano que talvez já não esperenada da vida, a não ser levá-la da maneira mais agradávelpossível. Enfrenta a decadência junto com alguns amigos como Ian(Leslie Phillips), que hospeda uma sobrinha-neta vinda dointerior, Jessie (Jodie Whittaker). Jessie vai entrar, emprincípio de forma lateral, na vida dos velhinhos e, depois, emespecial, na de Maurice. Mas o que é o filme? Uma versão maisavançada na idade das aventuras de uma Lolita do interior? Amensagem edificante de que os sentimentos podem dar sentido auma vida? Uma comédia ligeira? Um drama da terceira idade? Provavelmente, Vênus tem a ver com tudo isso. Às vezesé engraçado, outras amargo. Agridoce, como aquelas ótimascomidas chinesas. E, falando em culinária, temperado por algo emque os ingleses são especialistas - o senso de humor refinado, aauto-ironia, que a tudo relativiza e coloca em perspectiva.Essas características tomam forma em especial nos diálogosagudos, algo raro no cinema contemporâneo, pouco inspirado tantodo ponto de vista da imagem como das palavras. Mas, se Vênus parece ser tudo isso, comédia, drama,obra de situações jocosas, pode também ser, em seu núcleo, umainteressante discussão sobre o desejo. E aí sim ganha relevo, ecor. Não toma esse título por acaso. Há uma cena fundamental emque Maurice leva Jessie para ver um quadro na National Gallery.Um quadro qualquer? Não. Trata-se da A Toillete de Vênus, deDiego Velázquez (1599-1660). Uma mulher nua, Vênus, deitada decostas, contemplando-se no espelho, seguro nas mãos por outrafigura mitológica, Eros. Maurice, velho, medita sobre a morte. Maurice, homem,medita sobre o amor. E sobre o desejo. Medita sobre como ele nãose extingue, mas apenas se modifica com a idade. A partir deentão, Jessie passa a chamar-se Vênus. Há algo de idealizado aí,pois Jessie não se parece exatamente a uma figura mítica demulher. Vista de maneira objetiva, talvez não passe de umainteriorana deseducada, mais jovem do que bonita, que chega aLondres com algumas ambições modestas e tem de se entreter comvelhotes que deve achar tediosos ao extremo.Vênus e Jessie Mas o que são o amor e o desejo senão idealizaçõesconstruídas a partir de uma imagem real? O diretor RogerMichell (o mesmo de Um Lugar Chamado Notting Hill) parece bemconsciente dessa fabricação mental de Maurice e tambémtransforma os espectadores em cúmplices dessa operação. Quanto aPeter O?Toole, parece por completo integrado na pele de umpersonagem que tem tanto de sublime como de ridículo. Como sesabe, o mais frágil animal da natureza é o homem que deseja.Maurice sabe disso. Vênus/Jessie também sabe. Agora, o homem que deseja é frágil ao mesmo tempo em queé forte pois consegue dar um sentido, mesmo que seja um sentidotrágico, ao seu ato final. Por isso também não é gratuito queesse personagem seja um ator. Alguém habituado a perceber osdiferentes papéis que assumimos ao longo da vida e que, somados,dão como resultado essa entidade precária chamada identidade. Quem é Maurice, afinal? O ator que foi um homem deextraordinária beleza em sua juventude? Um idoso inquieto, quenão conhece seu lugar e não encontra repouso na reta final daexistência? Um velho sátiro e debochado? Alguém feliz porqueconsegue se manter ativo em idade avançada, ou um vampiro dajuventude, sedento de sangue novo? Peter O?Toole consegue tocartodas as notas dessa melodia contraditória. Vênus - (Venus, Ing/2006, 95 min.) - Comédia. Dir. RogerMichell. 18 anos. Cotação: Bom

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