Indústria cinematográfica registra lucro recorde em 2018

Em 2018, o faturamento foi de US$ 96 bilhões e o setor de filmes, tanto em salas como em casa, cresceu 9%, segundo a Motion Picture Association of Americ

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Por Redação
Atualização:
'Pantera Negra' no prêmio SAG 2019 Foto: Walt Disney Pictures

A indústria cinematográfica nunca esteve tão bem, registrando, em 2018, um lucro recorde de US$ 96,8 bilhões em todo o mundo, incluindo mais de 40 bilhões apenas em bilheterias, de acordo com números publicados pela Motion Picture Association of America (MPAA).

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Os serviços de vídeos por streaming, como Amazon Prime ou Netflix, tiveram um crescimento impressionante e, pela primeira vez na história, as assinaturas desses serviços ultrapassaram as da televisão a cabo.

Como exemplo, nos Estados Unidos os americanos gastam agora mais da metade do seu tempo de visualização (52%) em plataformas digitais, observa o relatório anual da MPAA, a associação interprofissional americana que agrupa seis grandes estúdios de Hollywood e, recentemente, Netflix.

"No mercado dinâmico atual, as histórias ganham vida nos cinemas, em casa e em movimento", resumiu, em um comunicado, o CEO da MPAA, Charles Rivkin.

"Nossas empresas continuam a fornecer conteúdo onde, quando e como o público quer", diz ele.

Segundo o relatório, o mercado cinematográfico mundial (salas de cinemas e visualização em domicílio) impulsionado por superproduções do império Disney como Pantera Negra, Os Vingadores - Guerra Infinita ou Os Incríveis 2, cresceu 9% em relação a 2017.

As receitas ligadas à visualização em domicílio (conteúdo digital em disco ou via internet) subiram ainda mais, um crescimento de 16% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 55,7 bilhões.

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"Desde 2014, os gastos com serviço digital cresceram 170% em todo o mundo, enquanto aqueles com os suportes físicos diminuíram em 48%", diz o documento.

Globalmente, o número de assinaturas de serviços de vídeo online (613,3 milhões) aumentou 27%, ou 131,2 milhões, enquanto as assinaturas de televisão a cabo (556 milhões) caíram 2%.

A TV a cabo continua a ser a plataforma de vídeo que gera as maiores receitas, US$ 118 bilhões em 2018.

Enquanto as receitas nas salas de cinema aumentaram significativamente nos Estados Unidos e no Canadá (+ 7%, para US$ 11,9 bilhões), diminuíram no resto do mundo (-1% para US$ 29,2 bilhões).

Isso não impediu, porém, que o número de salas de cinema progredisse globalmente para quase 190.000 (+ 7%).

Fora da América do Norte, sete países representam um mercado de pelo menos um bilhão de dólares para o cinema: a China (US$ 9 bilhões), o Japão (US$ 2 bilhões), o Reino Unido, a Coreia do Sul, a França, a Índia e a Alemanha.

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