Indústria automobilística investe em parceria com o cinema

A indústria automobilística fica cada vezmais próxima do mundo do entretenimento. Fabricantes de carrousam formatos variados de filmes para ir além dos elaboradosanúncios na TV - na tentativa de divulgar novos modelos e criaridentificação com o público. A BMW, que fez sucesso com umasérie de curtas-metragens em 2001, disponilbiliza novos filmesfeitos por diretores famosos, enquanto a Nissan vai distribuirDVDs com uma produção própria a seus clientes. No cinema, osprincipais fabricantes encontram cada vez mais oportunidadesespeciais de divulgação.Responsável por algumas das mais ousadas propagandas dos últimosanos, a alemã BMW passou a perna nas concorrentes em 2001 aocontratar diretores como Guy Ritchie (que convocou Madonna parasua colaboração), Wong Kar-Wai (que trabalhou com a modelobrasileira Adriana Lima) e Ang Lee. Com produção de DavidFincher (de Seven - Os Sete Pecados Capitais), os filmeschegaram a ser premiados em festivais de curtas-metragens.A empresa acaba de lançar três novos filmes, que foramproduzidos por Tony Scott (de Jogo de Espiões) e RidleyScott (de Blade Runner). Novamente estrelados pelo atoringlês Clive Owen (de Croupier), os filmes foram dirigidospor John Woo (de Face Off), Jon Carnahan (o diretoriniciante do elogiado Blood, Guts, Bullets and Octane) eTony Scott. Além de Owen, aparecem nos filmes o cantor JamesBrown e o ator Don Cheadle. Os filmes estão disponíveis no website http://www.bwmfilms.com e podem ser vistos em um playerespecial que pode ser baixado de graça.Enquanto isso, a Nissan resolveu lançar no início do ano que vemo curta The Run, dirigido por John Bruno (de True Lies eO Exterminador do Futuro 2). O trabalho foi feito pararelançar a linha Z do fabricante, que volta com o modelo350Z. Um trailer está sendo exibido nos cinemas americanos e ofilme vai ser distribuído gratuitamente em forma de DVD, além deestar disponível em um web site especial instalado no endereçohttp://www.z.com. Rodado em Praga com o dublê profissional JimmyRoberts, o filme pode ser visto, na versão em DVD, por qualqueruma das oito câmeras usadas nas filmagens.E com a quantidade de merchandising dentro das grandes produçõescinematográficas crescendo a cada temporada, a indústriaautomobilística não perde tempo. Um Novo Dia Para Morrer, ofilme recordista em product placement, teve boa parte de seuorçamento coberta com os US$ 80 milhões arrecadados poranunciantes (que incluíram carros como BMW, Mustang e AstonMartin na trama). O segundo filme que mais teve propagandas incluídas no roteiro,Minority Report, de Steven Spielberg, também serviu deplataforma para a divulgação de um modelo futurista da Lexus -que está longe de ser comercializado, mas que foi parar nosprogramas de entrevistas em que Tom Cruise apareceu paradivulgar o filme. É a indústria usando Hollywood para investirem propaganda para as gerações futuras.

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