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Indústria automobilística investe em parceria com o cinema

BMW, que fez sucesso com série de curtas-metragens em 2001, agora investe em novos filmes de diretores famosos, como Guy Ritchie e Ang Lee

Por Agencia Estado
Atualização:

A indústria automobilística fica cada vez mais próxima do mundo do entretenimento. Fabricantes de carro usam formatos variados de filmes para ir além dos elaborados anúncios na TV - na tentativa de divulgar novos modelos e criar identificação com o público. A BMW, que fez sucesso com uma série de curtas-metragens em 2001, disponilbiliza novos filmes feitos por diretores famosos, enquanto a Nissan vai distribuir DVDs com uma produção própria a seus clientes. No cinema, os principais fabricantes encontram cada vez mais oportunidades especiais de divulgação. Responsável por algumas das mais ousadas propagandas dos últimos anos, a alemã BMW passou a perna nas concorrentes em 2001 ao contratar diretores como Guy Ritchie (que convocou Madonna para sua colaboração), Wong Kar-Wai (que trabalhou com a modelo brasileira Adriana Lima) e Ang Lee. Com produção de David Fincher (de Seven - Os Sete Pecados Capitais), os filmes chegaram a ser premiados em festivais de curtas-metragens. A empresa acaba de lançar três novos filmes, que foram produzidos por Tony Scott (de Jogo de Espiões) e Ridley Scott (de Blade Runner). Novamente estrelados pelo ator inglês Clive Owen (de Croupier), os filmes foram dirigidos por John Woo (de Face Off), Jon Carnahan (o diretor iniciante do elogiado Blood, Guts, Bullets and Octane) e Tony Scott. Além de Owen, aparecem nos filmes o cantor James Brown e o ator Don Cheadle. Os filmes estão disponíveis no web site http://www.bwmfilms.com e podem ser vistos em um player especial que pode ser baixado de graça. Enquanto isso, a Nissan resolveu lançar no início do ano que vem o curta The Run, dirigido por John Bruno (de True Lies e O Exterminador do Futuro 2). O trabalho foi feito para relançar a linha Z do fabricante, que volta com o modelo 350Z. Um trailer está sendo exibido nos cinemas americanos e o filme vai ser distribuído gratuitamente em forma de DVD, além de estar disponível em um web site especial instalado no endereço http://www.z.com. Rodado em Praga com o dublê profissional Jimmy Roberts, o filme pode ser visto, na versão em DVD, por qualquer uma das oito câmeras usadas nas filmagens. E com a quantidade de merchandising dentro das grandes produções cinematográficas crescendo a cada temporada, a indústria automobilística não perde tempo. Um Novo Dia Para Morrer, o filme recordista em product placement, teve boa parte de seu orçamento coberta com os US$ 80 milhões arrecadados por anunciantes (que incluíram carros como BMW, Mustang e Aston Martin na trama). O segundo filme que mais teve propagandas incluídas no roteiro, Minority Report, de Steven Spielberg, também serviu de plataforma para a divulgação de um modelo futurista da Lexus - que está longe de ser comercializado, mas que foi parar nos programas de entrevistas em que Tom Cruise apareceu para divulgar o filme. É a indústria usando Hollywood para investir em propaganda para as gerações futuras.

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