EFE
EFE

Indicados ao Globo de Ouro serão anunciados hoje

Lista de favoritos tem 'A Rede Social', 'The King's Speech', 'Biutiful' e outros filmes

EFE

14 de dezembro de 2010 | 09h40

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) divulgará nesta terça-feira em Los Angeles os indicados à 68ª edição do Globo de Ouro, prêmio que pode confirmar A Rede Social e The King's Speech como os filmes do ano.

 

O anúncio das 25 candidaturas começará oficialmente às 5h15 do horário local (11h15 de Brasília) no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills.

 

A atriz Katie Holmes e os atores Josh Duhamel e Blair Underwood, junto com o presidente da HFPA, Philip Berk, serão incumbidos de apresentar a breve cerimônia, na qual se espera o protagonismo de A Rede Social, The King's Speech e da mexicana Biutiful, esta última como filme estrangeiro.

 

A primeira das três produções conta a história da criação do Facebook e é a grande favorita para reinar na temporada de prêmios, embora já haja um grande número de críticos apontando uma mudança de tendência a favor de The King's Speech.

 

Sites especializados confirmam o bom momento do filme sobre o rei Jorge VI da Inglaterra, assim como a solidez de propostas dramáticas como Black Swan, The Fighter e True Grit.

 

Outros longas indicados como favoritos para a categoria de melhor filme do Globo de Ouro são A Origem, 127 Hours, Rabbit Hole, Blue Valentine e Winter's Bone.

 

Ao contrário do Oscar, a HFPA faz a distinção entre produções dramáticas e comédias/musicais. Desta forma, The Kids Are All Right é muito cotado para ficar com uma vaga entre os nomeados para melhor comédia/musical, assim como Alice no País das Maravilhas, Love & Other Drugs, How Do You Know e Made in Dagenham.

 

Como protagonistas de produções dramáticas, sobressaem os nomes de Colin Firth (The King's Speech) e Jesse Eisenberg (A Rede Social), além de Jeff Bridges (True Grit), James Franco (127 Hours) e Leonardo DiCaprio (por A Origem ou Ilha do Medo).

 

O espanhol Javier Bardem, vencedor do Globo de Ouro em 2008 por Onde os Fracos Não Têm Vez, também é um dos possíveis candidatos, desta vez por Biutiful, assim como o veterano Robert Duvall, por Get Löw.

 

Já entre as atrizes cotadas para o prêmio estão Natalie Portman (Black Swan), Nicole Kidman (Rabbit Hole), Lesley Manville (Another Year), Michelle Williams (Blue Valentine) e Jennifer Lawrence (Winter's Bone).

 

Os favoritos ao prêmio de melhor direção são Tom Hooper (The King's Speech) e David Fincher (A Rede Social). O páreo pode ter ainda os irmãos Coen, com True Grit, Darren Aronofsky, por Black Swan, e Danny Boyle, por 127 Hours. Correm por fora Christopher Nolan (A Origem) e Clint Eastwood (Hereafter).

 

O prêmio de melhor filme em língua estrangeira parece ter Biutiful, de Alejandro González Iñárritu, como aposta certa, enquanto estão cotadas a produção canadense Incendies, a chinesa Aftershock, a italiana I am Love, as francesas Mesrine e White Material, além da israelense The Human Resources Manager.

 

Também estão cotados o filme argentino Abutres, o colombiano El vuelco del cangrejo, o peruano Contracorriente e o venezuelano Hermano. Entre as animações, Toy Story 3 é franco favorito para disputar o prêmio.

 

A cerimônia de entrega do Globo de Ouro será realizada em 16 de janeiro em Los Angeles.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.