'Indiana Jones' desenterra ouro nas bilheterias

Cercado de propaganda maciça,"Indiana Jones e a Caveira de Cristal" vendeu impressionantes56 milhões de dólares em ingressos em seus dois primeiros diasem cartaz na América do Norte, disse sua distribuidora nosábado, mas deve ter dificuldade em quebrar recordes durante oferiado prolongado do Memorial Day nos EUA. Primeiro filme da série "Indiana Jones" a chegar às telasem 19 anos, "A Caveira de Cristal" arrecadou estimados 31milhões de dólares na sexta-feira, segundo a ParamountPictures. O filme estreou um dia antes com vendas de 25 milhões dedólares --a quarta maior estréia de quinta-feira na história docinema americano, que, por estar tendo vendas mornas até agoraeste ano, está ansiosa por ver números desse tipo como sinaisde uma recuperação. Reunindo Harrison Ford no papel-título, o diretor StevenSpielberg e o produtor executivo George Lucas, "Caveira deCristal" estreou também em 61 outros países, na esteira de suaestréia mundial glamourosa no Festival de Cinema de Cannes nodomingo passado. Os observadores prevêem vendas de mais de 150 milhões dedólares para o filme em seus primeiros cinco dias em cartaz. As comparações com o filme que detém o recorde do feriadãodo Memorial Day -- "Piratas do Caribe -- No Fim do Mundo," doano passado -- são um pouco difíceis. O terceiro filme dafranquia "Piratas" também estreou numa quinta-feira -- mas ànoite, enquanto "Indiana Jones" esteve em cartaz o dia inteiro.Além disso, os preços dos ingressos subiram desde o anopassado. "O Fim do Mundo" ganhou 155 milhões de dólares nos cincodias -- quinta a segunda -- do feriadão do Memorial Day do anopassado, e o recorde para o período é de "Star Wars -- EpisódioIII: A Vingança dos Sith", que estreou com 173 milhões dedólares em 2005.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.