TASSO MARCELO/AGENCIA ESTADO/AE
TASSO MARCELO/AGENCIA ESTADO/AE

Independência ou morte: Relembre atores que já interpretaram Dom Pedro I

No dia 7 de setembro, o Brasil comemora a proclamação feita, em 1822, pelo príncipe, representado na televisão e nos cinemas

Redação, O Estado de S.Paulo

04 de setembro de 2019 | 11h30

No próximo sábado, 7, é comemorada a Independência do Brasil. A famosa cena do então príncipe Dom Pedro I e seu famoso brado "Independência ou Morte" foram retratados em pinturas, na televisão e nos cinemas. Confira os atores que já interpretaram o imperador.

 

Tarcísio Meira, em 'Independência ou Morte' (1972)

O filme, dirigido por Carlos Coimbra, foi lançado para comemorar os 150 anos da data e tinha o jovem Tarcísio Meira como Dom Pedro I. Sua mulher, Glória Menezes interpretou a amante do imperador, a Marquesa de Santos.

 

Gracindo Jr., em 'Marquesa de Santos' (1984)

Falando na Marquesa, a minissérie exibida na TV Manchete teve como protagonista a atriz Maitê Proença e Gracindo Jr. interpretou o imperador.  

 

Marcos Pasquim, em 'O Quinto dos Infernos' (2002)

Com pitadas de humor e erotismo, o seriado da Globo explorou as farras vividas pela família real em terras brasileiras. Marcos Pasquim, no papel do português, contracenava com Luana Piovani.

 

Reynaldo Gianecchinni, em 'O Natal do Menino Imperador' (2008)

O especial de fim de ano da TV Globo tinha Reynaldo Gianecchinni como um Dom Pedro I e Aracy Balabanian como Dona Mariana. A produção chegou a ser indicada ao Emmy daquele ano. 

 

Caio Castro, em 'Novo Mundo' (2017)

A novela das seis, da Globo, resgatou esse conturbado período da história brasileira e colocou o ator no papel do então príncipe. Leopoldina, sua mulher, foi interpretada por Letícia Colin

 

Cauã Reyomond, em 'Pedro' (em produção)

Em entrevista ao Estado, o ator contou que vai interpretar Dom Pedro I no filme com direção de Laís Bodanzky, ainda em fase de produção. O longa deve virar também uma microssérie. 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.