Robyn Beck/ AFP
Robyn Beck/ AFP

Hong Kong não transmitirá festa do Oscar pela 1ª vez desde 1969

Cerimônia da festa do cinema de 2021 será realizada no dia 25 de abril

AFP, Redação

30 de março de 2021 | 12h09

A cerimônia do Oscar, que será realizda no dia 25 de abril, não será transmitida em Hong Kong pela primeira vez em mais de meio século - confirmou a emissora local nesta segunda-feira, 29, enquanto persistem as dúvidas sobre se os principais prêmios de Hollywood serão exibidos na China continental.

A festa tem sido transmitida em Hong Kong todos os anos desde 1969 pela TVB, em seu sinal em inglês. Agora, nenhum canal emitirá a premiação que acontece mês que vem.

"Foi uma decisão puramente comercial que nos levou a não acompanhar o Oscar este ano", disse um porta-voz da TVB à AFP. 

Esta decisão surge depois de a Bloomberg News ter informado, no início do mês, que o Departamento de Propaganda do Partido Comunista de China ordenou aos veículos da imprensa estatal que minimizassem o Oscar e não transmitissem a festa ao vivo.

Acredita-se que o motivo da decisão seja a indicação de Do Not Spli, um curto documentário sobre os protestos pró-democracia de Hong Kong, assim como as quatro indicações para a diretora americana de origem chinesa Chloé Zhao por Nomadland

Desde então, a imprensa estatal publica artigos críticos do documentário, enquanto os nacionalistas atacam Zhao pelos comentários que vem fazendo há anos sobre a China. 

A emissora estatal CCTV, que transmitiu as edições anteriores do Oscar, ainda não confirmou se mantém a programação deste ano.


 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.