'Hasta la Vista' mostra três jovens belgas que decidem não morrer virgens

Grupo de amigos resolve visitar um prostíbulo especializado em pessoas com problemas motores

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Por Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

Existem temas difíceis de tratar. O de Hasta la Vista, de Geoffrey Enthoven, é um deles. O filme fala de três garotos adolescentes e, como todos os de sua idade, com os hormônios em ebulição. 

PUBLICIDADE

Mas há uma diferença importante: dois deles são portadores de deficiências e o terceiro sofre de uma doença terminal. Um é deficiente visual. Outro está preso a uma cadeira de rodas. O terceiro dos amigos sofre de um tipo grave de câncer. 

Um deles ouve falar de um prostíbulo na Espanha e resolvem empreender uma viagem até lá. Não querem morrer virgens. Naturalmente não podem contar com a colaboração de pais e médicos para tal projeto. Têm de se virar sozinhos.

O jeito de enfrentar um assunto como esse - tão a feitio para comentários politicamente incorretos que passam engraçados - é mesclar, com bastante senso de proporção, o humor com a ternura. E é o que faz o diretor. Sai-se bem em todas as circunstâncias, mesmo nas mais difíceis. Não deixa abaixar a nossa solidariedade com os personagens, nem os transforma em coitadinhos, dignos de pena. 

Em nossa boa consciência civilizada e moderna, a sexualidade deixou de ser tabu. Menos em relação a idosos e portadores de necessidades especiais. A estes, pedimos que sejam assexuados. Disfarçamos o nosso mal-estar ridicularizando-os. Não é uma hipocrisia egoísta, além de cruel?

HASTA LA VISTA: VENHA COMO VOCÊ É

Direção: Geoffrey Enthoven. Gênero: Comédia (Bélgica/2011, 115 min.). Classificação: 12 anos.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.