Grupo espanhol Prisa retira proposta pelo 'Le Monde'

Empresa informou decisão em comunicado, depois que a Sociedade de Redatores do jornal rejeitou sua oferta

28 de junho de 2010 | 13h15

PARIS (EFE) - O grupo France Telecom e o semanário "Nouvel Observateur", associados com o grupo espanhol Prisa, retiraram nesta segunda, 28, sua oferta de compra do jornal "Le Monde", anunciou hoje a empresa de telecomunicações.

 

"A Orange - marca da France Telecom - e o "Nouvel Observateur" concordaram em retirar sua proposta", depois que a Sociedade de Redatores do jornal rejeitou a oferta na sexta-feira, informou a empresa em comunicado.

 

A France Telecom apresentou uma oferta pelo "Le Monde" junto com o proprietário do semanário político "Nouvel Observateur", Claude Perdriel, e o grupo editorial espanhol Prisa, que controla 15% das ações do francês.

 

Com a retirada desta, a única oferta vigente é a do trio de empresários franceses formado pelo banqueiro e proprietário da revista "Inrockuptibles", Matthieu Pigasse; o co-fundador da casa de moda Yves-Saint Laurent Pierre Bergé; e o fundador da operadora de telefonia Free, Xavier Niel.

 

Na sexta-feira, a Sociedade de Redatores do "Le Monde", principal acionista do grupo proprietário do jornal, rejeitou a oferta, e uma votação se mostrou favorável à apresentada pelos três empresários franceses. A proposta de Pigasse, Niel e Bergé conseguiu o apoio de mais de 90% dos redatores do jornal.

 

A previsão é de que o Conselho de Vigilância do "Le Monde" se pronuncie hoje de forma definitiva sobre o início das negociações.

Tudo o que sabemos sobre:
Le Monde

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.