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Fim de festa para brasileiros em Cannes

EUA e Reino Unido foram os grandes vencedores, conquistando um total de 20 leões. Brasil ficou em décimo, com apenas três leões - e de bronze - em filmes comerciais

Por Agencia Estado
Atualização:

O Brasil conquistou 29 leões em Cannes. Os brasileiros tiveram fraco desempenho na disputadíssima categoria de filmes comerciais, origem desse festival, quando exibidores temendo a concorrência da então estreante televisão estimularam a veiculação de propaganda nas salas de cinema. O País conquistou apenas três leões - e de bronze - em filmes comerciais, de um total de 21 que estavam entre os finalistas, resultado de 233 inscrções. Em 2005, o País inscreveu 202 filmes e arrebatou seis leões. Nem Maradona, pelo guaraná Antarctica, conseguiu marcar gol a favor do País. Os três leões de bronze em filme foram conquistados por dois passarinhos, um da companhia aérea Gol e outro de Neosaldina, e um copo de cerveja. Criado pela Almap/BBDO, o filme da Gol mostra um passarinho viajando de ônibus e chama a atenção para a existência de formas mais inteligentes de viajar, como a área. O outro passarinho, de Neosaldina, criado pela agência Fischer, está numa janela e leva um tiro. A intenção é mostrar que quando se está com dor de cabeça, qualquer ruído - e o do tiro certeiro faz barulho - incomoda. Já o do Grupo Schincariol, criado pela agência Lew,Lara mostra setas de trânsito que se confundem na medida em que a cerveja vai desparecendo do copo. Campanha de responsabilidade social, a peça tem como mote o "se beber, não dirija". Os três leões de bronze se somaram aos nove conquistados na categoria Cyber Lions (internet), dos quais quatro de ouro, dois de prata e três de bronze; os cinco de Press (impressos), dos quais um ouro e quatro bronze, já descontado um leão de bronze recusado pela Giovanni, FCB;quatro em Outdoor (dois pratas e dois bronzes); cinco em Radio (dois pratas e três bronzes); um de prata em Media (mídia); um de prata em Lions Direct (Marketing Direto); e mais um Cyber na categoria Young Creatives, defendido pels jovens publicitários brasileiros. O júri da competição de filmes de Cannes distribuiu 98 leões, mais um Grand Prix e a Palme D´Or. Desse total, 12 leões foram de ouro, 29 de prata e 56 de bronze. Concorriam no festival 4.860 comerciais de 91 países. Quem liderou a competição de filmes publicitários foram os Estados Unidos e o Reino Unido, com 20 leões, sendo que o Reino Unido levou o Grand Prix por comercial da cerveja Guiness, criado pela Abbott Mead Vickers BBDO, mias seis leões de ouro, quatro de prata e nove de bronze. Os Estados Unidos conquistaram nove de prata e onze de bronze. A Argentina ficou em terceiro lugar com 10 leões (cinco de prata e cinco de bronze), a Austrália ficou em quarto lugar com sete leões. O Brasil ficou em décimo lugar na competição de filmes. O filme comercial da cerveja Guiness mostra pessoas voltando no tempo, de um bar moderno até às cavernas, para enfatizar a tradição de qualidade da cerveja escura inglesa, da Diageo. Vice-presidente da Fischer e jurado brasileiro da categoria filmes, Jader Rossetto, acha que o Brasil precisa melhorar as suas produções para conseguir melhor desempenho em filmes. "Qualquer dificuldade de entendimento de um comercial, faz com que o júri o ignore, além disso o festival está cada vez mais global, menos regional. Não há preocupação em contemplar regiões do mundo, mas de premiar aquelas que estão voltadas para uma comunicação universal". O comercial e Guiness, por exemplo, tem pouquíssimo texto, ou melhor, apenas no final enfatiza a cerveja e sua tradição. "É isso que precisamos fazer: peças simples, universais". A organização do festival também anunciou no último domingo o Japão como vencedor do leão de titânio, o prêmio criado para estratégias integradas de publicidade. Design Barcode (Design no código de barras) conquistou o Titanium Lions. Trata-se de inovações nas leituras, como por exemplo, o preço incluído em desenhos mais originais, como fios de cabelos e pedaços microscópicos de alimentos. O prêmio é uma antecipação da decisão do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, no Braisl representando pelo jornal O Estado de S. Paulo, de incluir no próximo ano a categoria design. Atualmente, o festival já se divide nas categorias Marketing Direto, Promoção, Impresso, Outdoor, Cyber (internet), Mídia, Radio, Titânio e Young Creatives. Cada categoria, se divide em setores da economia, como automotivo, serviços, alimentos, bebidas alcóolicas, bebidas não-alcóolicas, utilidade pública, e assim até completar quase 30 segmentos, com leões de ouro, prata ou bronze para cada um deles, dependendo do critério dos jurados. Com a divulgação de filmes e do titânio, o Brasil acabou se destacando mais nesta edição em intenet. Os Estados Unidos também lideraram a competição, com 25 leões, dos quais dois Grand Prix, mais nove leões de ouro, seis de prata e oito de bronze. Em segundo lugar, ficou o Reino Unido com 12 leões (um de ouro, seis de prata e cinco de bronze). O Brasil, se a competição tivesse regras como a das Olímpiadas, ficaria na verdade em segundo lugar, pois conquistou quatro leões de ouro, dois de prata e três de bronze. De qualquer forma, uma agência brasileira, a DM9DDB deixou Cannes com o título de terceira melhor do mundo em internet, perdendo apenas para as americanas Crispin Porter + Bogusky, de Miami e Goodby Silverstein, sendo que a primeira conquistou o título de Agênica Interativa do Ano, que havia sido arrebatado pela DM9DDB em 2005. Computados todos os prêmios, a agência de publicidade TBWA Paris levou, pelo quarto ano consecutivo, o leão de Agência do Ano. Esse prêmio vai para a agência com o maior número de pontos nas competições de filme, impressos, outdoor e rádio. A Abbot Mead Vickers BBDO, de Londres, ficou em segundo lugar, e a Saatchi & Saatchi de Nova York, em terceiro. A última vez que uma agência brasileira saiu de Cannes com esse título foi em 2001, quando a F/Nazca, de Fábio Fenandes vendeu, numa trailha aberta nos anos de 1998 e 1999 pela DM9DDB, a qual se seguiu, em 2000, a Almap/BBDO.

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