Silver Screen
Silver Screen

Filme sobre Holocausto choca Festival de Veneza e esvazia sessão

'The Painted Bird' é um conto sombrio sobre um jovem garoto com sequências de imagens cruéis, como agressões físicas e sexuais, além de mutilação

Redação, Ansa

05 de setembro de 2019 | 19h55

A exibição do filme The Painted Bird, dirigido por Václav Marhoul, durante a 76ª edição do Festival de Veneza ficou marcada por polêmica depois que boa parte do público que assistia a produção saiu da sessão em meio às cenas de violência.

Situado no leste europeu no final da Segunda Guerra Mundial, o longa tcheco-eslovaco-ucraniano é um conto sombrio de um jovem garoto tentando sobreviver ao Holocausto, que impressionou os espectadores, principalmente pela sequência de imagens cruéis, como agressões físicas e sexuais, além de mutilação.

O relato foi feito pelo crítico de cinema Xan Brooks, do jornal britânico The Guardian. Ele explicou que o público começou a se retirar a partir de uma cena em que os olhos de um adolescente são arrancados. "Posso afirmar, sem hesitar, que este é um trabalho monumental e estou profundamente feliz por ter visto. "Também posso dizer que espero nunca cruzar seu caminho novamente", disse à publicação britânica. Baseado em um romance de 1965 do romancista polonês Jerzy Kosinski, o filme em preto e branco mostra uma mundo sombrio onde ser diferente é perigoso.

Intepretado por Petr Kotlar, o personagem chamado de "Boy" é enviado por seus pais perseguidos para morar com uma idosa em uma área rural. No entanto, quando a mulher morre, o menino começa a vagar por vilas, vivendo diversas experiências ruins e sofrendo agressões e abusos brutais. O filme, que foi produzido em quase 11 anos, é um dos 21 filmes concorrentes ao prêmio Leão de Ouro no Festival de Veneza, que chegará ao fim neste sábado,7.   

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.