Filme "Harry Potter" já é sucesso antes da estréia

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Por Agencia Estado
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Falta pouco para a estréia do filme mais aguardado dos últimos tempos nos Estados Unidos, mas os sinais já são bem claros: Harry Potter e a Pedra Filosofal já é um sucesso. Boa parte das sessões para o fim de semana em Nova York já estão lotadas há vários dias e a produção chegou a ser tema de um especial de uma hora da rede NBC em horário nobre no domingo. Os números de faturamento do primeiro fim de semana estão sendo aguardados ansiosamente, já que a fita estréia em um número recorde de cinemas, devendo chegar simultaneamente a mais de 7 mil telas nos Estados Unidos e no Canadá (de um total de 40 mil). Enquanto executivos da indústria de Hollywood tentam fazer previsões quanto ao faturamento (muitos esperam que Harry Potter consiga superar Titanic, O Mundo Perdido e outros sucessos recentes), uma coisa é indiscutível: o projeto de levar a série da escritora inglesa J.K. Rolling para as telas já deu certo faz tempo. Ao contrário de outras megaproduções dos últimos anos, o processo de realização de Harry Potter não teve problemas de timing, orçamento ou diferenças criativas. Desde que a Warner Bros. conseguiu os direitos dos livros, toda a publicidade espontânea vinda dos bastidores foi positiva. O mundo acompanhou de perto a escolha dos atores mirins, a "pedra fundamental" do filme, e os fãs não chegaram a ficar desapontados quando o menino escolhido para o papel principal, Daniel Radcliffe, confessou que não havia lido os livros da série. Ele quase foi proibido por seus pais de aceitar o trabalho, mas o final foi feliz: deve ganhar US$ 15 milhões com os três filmes da série. O sonho do menino começou a se realizar quando ele estava tomando banho, em casa, conversando com a mãe. O pai entrou no banheiro e deu a notícia. "Eu não acreditei duas vezes", diz o ator. "Uma na hora em que ele me contou e outra quando acordei no meio daquela noite e achei que tudo não tinha passado de um sonho." Os outros dois personagens infantis centrais, Ron Weakley e Hermione Granger, também ganharam estreantes talentosos, Rupert Grint e Emma Watson. Todos provocaram boas reações em sessões-teste do filme. Na ala dos adultos, a veterana Maggie Smith como a bruxa Minerva McGonagall e Richard Harris como o mago Albus Dumbledore não devem desapontar o público. A escolha do diretor Chris Columbus para a direção também mostrou-se acertada, já que o filme Esqueceram de Mim é um dos melhores exemplos de um bom trabalho com um ator criança (Macaulay Culkin). Columbus também já garantiu a simpatia dos fãs antecipadamente ao avisar que "este é um tipo de projeto em que você tem de se manter fiel ao livro". Ele contou que ouviu idéias "terríveis" sobre adaptações da história para contextos americanos. De acordo com o diretor, outro segredo do filme foi deixar os atores mirins "serem eles mesmos". "Fiz questão de manter um clima descontraído e deixá-los brincar e explorar os cenários e objetos de cena", contou Columbus à NBC. Passar semanas trabalhando nos sets de Harry Potter por si só já é o sonho de muitas crianças: a produção construiu uma estonteante versão da escola de bruxaria Hogwarts e, embora tenha contado com vários efeitos digitais, incluiu inúmeros elementos reais em cada cena. Talvez o maior acerto de todos na realização do primeiro filme de Harry Potter tenha sido a decisão de fazer uma campanha promocional mais discreta do que as de megaproduções recentes. Tentando evitar o que aconteceu com Godzilla e Episódio I: A Ameaça Fantasma, que fizeram sucesso nas bilheterias, mas tiveram uma avalanche de produtos encalhados nas prateleiras, a Warner Bros. optou por confiar na força literária dos livros, que, afinal, tiveram 125 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Assim, os produtos temáticos não chegaram a parecer exagerados. A preocupação de manter um perfil mais discreto também deve-se, é claro, ao fato de que pelo menos outros dois filmes já estão em pré-produção e um novo livro da série está sendo escrito pela autora. Se tudo der certo, Harry Potter e sua turma vão render muito dinheiro no próximo fim de semana e, principalmente nos próximos anos. No Brasil, Harry Potter e a Pedra Filosofal estréia no dia 23.

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