Carlos Somonte/Netflix via AP
Carlos Somonte/Netflix via AP

Filme de Alfonso Cuarón vai representar o México no Oscar 2019

'Roma', que levou o Leão de Ouro em Veneza, é o escolhido do país latino para disputar uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro

EFE

14 Setembro 2018 | 15h11

CIDADE DO MÉXICO — O filme Roma, de Alfonso Cuarón, vai representar o México na próxima edição do Oscar e também do Prêmio Goya, informou nesta sexta-feira, 14, a Academia Mexicana de Artes e Ciências Cinematográficas.

Roma lutará pelas indicações a melhor filme estrangeiro no Oscar e melhor filme íberoamericano no Goya, na Espanha.

No filme, baseado nas recordações de infância de Cuarón, o diretor narra em preto e branco a história de Cleo, a criada indígena de uma família burguesa da Cidade do México no início da década de 1970.

O longa, protagonizado pela atriz estreante Yalitza Aparicio, marca o retorno do cineasta ao México, que não rodava no seu país natal desde E Sua Mãe Também (2001).

Roma estreou no Festival de Cinema de Veneza, onde recebeu o Leão de Ouro, um dos principais prêmios do cinema mundial, do júri presidido pelo também mexicano Guillermo Del Toro.

Com Gravidade, de 2013, Cuarón levou o Oscar de melhor diretor, se tornando o primeiro cineasta latinoamericano a conseguir o feito.

Até agora, nenhum filme mexicano ganhou o prêmio de melhor estrangeiro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.