PUBLICIDADE

Filme chinês sobre terremoto vence premiação Ásia-Pacífico

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SYDNEY (Reuters Life!) - Um filme chinês sobre uma família que enfrenta as consequências de um terremoto devastador venceu na categoria de melhor filme na cerimônia de premiação do cinema Ásia-Pacífico, derrotando 31 produções de 15 países.

PUBLICIDADE

"Tangshan dadizheng" (Abalo Secundário), dirigido por Feng Xiaogang, é um retrato das consequências do terremoto de Tangshan em 1976, que matou ao menos 255 mil pessoas. O filme teve a maior arrecadação nacional em toda a história do cinema chinês.

Chen Daoming levou o prêmio de melhor desempenho por seu papel no filme.

"No final das contas, Aftershock (Abalo Secundário) ganhou o prêmio de melhor filme porque, do meu ponto de vista, ele tem tudo", disse David Puttman, produtor que já venceu o Oscar e presidiu o júri internacional na premiação de quinta-feira.

"É incrivelmente comovente e, ao mesmo tempo, é realmente um filme extraordinariamente contido... e termina de forma belíssima."

Os filmes foram escolhidos entre 239 inscritos de 70 países.

O diretor sul-coreano Lee Chang-dong levou o prêmio de melhor direção por "Shi" (Poesia). Seu irmão, Joon-dong, produziu o filme.

Publicidade

O longa, que levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes deste ano, conta a história de uma avó em busca de sentido depois da morte de uma criança.

"Digari" (O Outro), um filme iraniano sobre a viagem de um menino a Teerã com um homem que logo se tornaria seu padrastro, ganhou o prêmio de melhor filme infantil, enquanto o israelense Samuel Moaz venceu melhor roteiro por "Levanon" (Líbano), no qual uma equipe de um tanque israelense enfrenta o início de sua primeira Guerra do Líbano.

Mais de 550 cineastas e convidados participaram da cerimônia na Costa Dourada, do estado de Queensland, na Austrália.

(Reportagem de Elaine Lies)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.