TVZERO, GAMAROSA FILMES & DAMNED FILMS
TVZERO, GAMAROSA FILMES & DAMNED FILMS

Filme brasileiro leva dois prêmios na Semana da Crítica de Cannes

'Gabriel e a Montanha', de Felipe Gamarano Barbosa, foi premiado na programação paralela do Festival

EFE

25 Maio 2017 | 17h09

CANNES - O brasileiro Felipe Gamarano Barbosa obteve nesta quinta-feira, 25, dois dos prêmios da Semana da Crítica do Festival de Cannes, pelo filme Gabriel e a Montanha. O reconhecimento máximo foi para o francês Makala, de Emmanuel Gras.

O filme de Gamarano recebeu o Prêmio Revelação France 4 por sua "criatividade" e o auxílio de distribuição da Fundação Gan.

"É uma honra enorme", disse o diretor ao receber o prêmio, que dedicou à sua equipe que lhe seguiu "nessa viagem louca" na qual retrata o fatídico trecho final do ano sabático que tirou seu amigo de infância Gabriel Buchmann.

O filme traça o caminho dele por Quênia, Tanzânia, Zâmbia e Malauí, país onde desapareceu em agosto de 2009 depois de ter decidido subir sozinho o monte Mulaje, e inclui algumas das pessoas que cruzaram com ele na vida real.

Para o diretor, ter conseguido chegar a Cannes já era um reconhecimento. "Eu já estava tão feliz de estar aqui, achava que não podia melhorar", disse.

Ainda que não tenha levado o prêmio principal, Gamarano assinalou que haver levado essas outras duas "pode ser até que seja melhor, porque significa que agradou mais de um júri. É uma validação extra, e esse da distribuição creio que vai nos ajudar muito".

Gabriel e a Montanha é o seu segundo filme, depois de Casa Grade (2014), além de documentários e curta-metragens.

A Semana da Crítica de Cannes foi criada em 1962 pelo Sindicato Francês de Crítica de Cinema, e é dedicada ao descobrimento de novos talentos, de quem projeta os primeiros ou segundos filmes. O júri deste ano é presidido pelo diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.