Festival do Rio BR: sábado de superproduções

Serão exibidos Cowboys do Espaço, de Clint Eastwood, U-571, de Jonathan Mostow, A Cilada, de Christian Duguay, e Shaft, com Samuel L. Jackson

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Por Agencia Estado
Atualização:

O Festival do Rio BR 2000 reserva o primeiro sábado para lançar os filmes das grandes distribuidoras internacionais, com destaque para as sessões da mostra Première América, dedicada às superproduções norte-americanas. De Clint Eastwood, pode ser conferido Cowboys do Espaço, filme que abriu o Festival de Veneza este ano. Os "velhinhos" James Garner, Tommy Lee Jones e Donald Sutherland protagonizam uma mistura de drama e comédia onde salvar o mundo é mais uma vez uma missão para os americanos. Com a diferença que agora eles devem recorrer a pilotos reformados da Força Aérea Americana para viajarem ao espaço e impedir que um satélite russo caia sobre a Terra. A distribuidora UIP faz uma pré-estreia do grandioso U-571 A Batalha do Atlântico, de Jonathan Mostow, com Harvey Keitel e o cantor Jon Bon Jovi. O tenente Andrew Tyler comanda o S-33, um submarino americano que, apesar de ser considerado antigo, ainda pode mostrar seu valor na Segunda Guerra. O filme só entra em circuito nacional no dia 12 de outubro. A Cilada, de Christian Duguay, é o outro "arrasa-quarteirão" da temporada e tem Wesley Snipes fazendo parte de um esquadrão secreto das Nações Unidas que usa a espionagem e táticas não muito éticas para assegurar paz e cooperação. Shaft é a volta do personagem do detetive negro John Shaft, sucesso da TV na década de 70, interpretado agora por com Samuel L. Jackson. A história começa quando um universitário mata um aluno negro na frente de um bar e é preso pelo detetive, mas ele ao sair da prisão promete vingar-se de Shaft. Surpresa - Os filmes orientais também chegam com força no festival e parecem que vão surpreender mais uma vez. Neste sábado, o estreante cineasta chinês, Zangh Yang está na Mostra Expectativa 2000, exclusiva de novos diretores, com Banhos. Com uma estética simples, uma fotografia que equilibra vários tons de azul e poucas locações, Yang contrói um filme delicado sobre a relação pais e filhos. O filho mais velho sai da cidade e deixa o pai e seu irmão, que tem deficiência mental, cuidando da tradicional casa de banhos da família. Ao achar que o pai está morto, ele retorna à cidadezinha natal e começa a retomar sua relação familiar.

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