Divulgação
Divulgação

Festival de Cinema Peruano de Paris homenageará a região dos Andes

Segundo organizadora, evento quer valorizar produção cinematográfica do país

EFE,

21 Abril 2011 | 10h30

PARIS - A 6ª edição do Festival de Cinema Peruano de Paris, que vai de 27 de abril a 3 de maio, organizado pela associação Pérou Pacha, homenageará a região dos Andes, declarou nesta quinta-feira à Agência Efe o responsável pelo evento.

 

"Queremos valorizar o cinema peruano, e, sobretudo, a população dos Andes neste ano, como o escritor José María Arguedas, que defendeu a causa indígena", afirmou a diretora do festival, Jovita Maeder.

 

Presidido pelo cineasta francês René Féret, a mostra homenageará o filme de Daniel e Diego Vega Octubre, que recebeu o prêmio do júri no último festival de Cannes na categoria Um Certo Olhar.

 

Na categoria Ficção participarão da competição os longas-metragens Illary de Nilo Pereira; Paraíso de Héctor Gálvez; Tarata de Fabrizio Aguilar; Contracorriente de Javier Fuentes e Vigilia de Augusto Tamayo.

 

Segundo Jovita, ao cinema peruano ainda "falta o reconhecimento e o resplendor", enquanto outros países latinos têm "uma verdadeira indústria do cinema, como Brasil, Argentina e México". "A produção cinematográfica peruana é baixa, apenas dez filmes saem anualmente e este festival quer divulgar o cinema peruano, valorizá-lo", acrescentou.

 

Definido por sua diretora como "um pequeno festival familiar", a mostra é, segundo ela, "a ocasião perfeita para colocar os profissionais do cinema em contato e também convidar o público a descobrir o cinema peruano".

 

Jovita declarou que o cinema do Peru "é realista e a ficção sempre está baseada em fatos reais"."Vemos as coisas que marcaram o país durante uma época. Além disso, é um cinema jovem (...) e há muitas mais possibilidades de produção do que antes", acrescentou.

Mais conteúdo sobre:
Festival de Cinema Peruano Peru

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.