Festival de Cannes divulga programação com foco mais global

Astros de Hollywood vão se juntar a cineastas do mundo todo na próxima edição do Festival de Cinema de Cannes, que teve sua programação divulgada nesta quinta-feira, com forte ênfase dos curadores nas produções internacionais.

Reuters

18 de abril de 2013 | 09h55

A seleção de filmes para o festival, que vai de 15 a 26 de maio, foi revelada em um cinema de Paris, sob um enorme telão que mostrava o cartaz do evento neste ano com Paul Newman e Joanne Woodward enrolados em um beijo.

O diretor artístico do festival, Thierry Fremaux, disse que 1.858 filmes foram inscritos, e que a seleção será "cheia de descobertas, surpresas e estrelas". Um total de 19 longas metragens disputará o prêmio principal, a Palma de Ouro.

Como já havia sido anunciado, o festival será aberto com "O Grande Gatsby", do cineasta australiano Baz Luhrmann, estrelado por Leonardo DiCaprio -- que volta a Cannes pela primeira vez desde 2007.

O encerramento ficará a cargo de "Zulu", thriller rodado por Jerome Sallle na África do Sul, com Orlando Bloom e Forest Whitaker nos papéis principais.

Entre os destaques da competição oficial estão "A Vênus das Peles", de Roman Polanski, estrelado pela mulher dele, Emmanuelle Seigner; "Behind the Candelabra", feito por Steve Soderbergh para a HBO, com Michael Douglas interpretando o pianista Liberace; e "Inside Llewyn Davis", dos irmãos Joel e Ethan Cohen.

O júri da competição principal será presidido pelo cineasta norte-americano Steven Spielberg. O diretor dinamarquês Thomas Vinterberg comandará o júri da seção "Um Certo Olhar", que será aberta em 16 de maio com "The Bling Ring", de Sofia Coppola, com Emma Watson como protagonista.

(Reportagem de Alexandria Sage e Belinda Goldsmith)

Tudo o que sabemos sobre:
FILMECANNESPROGRAMACAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.