Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Fause Haten comenta seus favoritos entre os indicados a melhor figurino no Oscar 2014

Estilista elege trabalho de '12 Anos de Escravidão' pelos detalhes do trabalho, que vai dos tons marrons aos brancos

Flavia Guerra, O Estado de S. Paulo

02 de março de 2014 | 03h00

Para o estilista Fause Haten, o figurino ocupa hoje lugar muito importante no cinema. "Contribui muito para que um filme se desenhe. Por exemplo, às vezes a gente acha que é fácil definir uma época. Quanto mais distante o tempo em que se passa a história, mais fácil desenhar um figurino. Mas quando o filme é de época, mas recente, como o Trapaça, que se passa nos anos 60, é mais difícil, pois o trabalho exige uma atenção milimétrica no momento de destacar o que era diferente na época", declara Fause, que tem experiência na elaboração de figurinos para os palcos, com assinatura do musical O Médico e o Monstro.

Sobre seus favoritos para o Oscar 2014 de melhor figurino, Fause falou ao Estado. "É impressionante o detalhamento do trabalho de 12 Anos de Escravidão. O filme vai dos tons marrons ao branco. Poderia ser algo monótono, mas há uma cartela de cores em que todas as nuances aparecem. Conseguimos enxergar as cores da vida real como é", conta o estilista, que atualmente prepara um espetáculo teatral. Sobre Grande Gatsby, Fause observa. "Foi uma decpção. Ouvi falar tanto, mas o figurino lindo que vi nas fotos não aparece na tela. Perde-se em meio a cenas com elementos demais."

Já sobre Trapaça, o estilista destaca o trabalho detalhista de reconstituição não só do figurino dos anos 70 como também dos penteados e maquiagem. "É um trabalho incrível, que vale ser visto só pelo figurino. É genial. O figurino neste filme não está tão a serviço da época, mas sim do personagem. Os decotes da Amy Adams, por exemplo, têm importância para que ela crie o personagem. Assim como o terno, o colete, o cabelo enrolado, o óculos, os coques da Jennifer Lawrence... Tudo ajuda os atores a comporem seus personagens."

Confira a entrevista completa no vídeo a seguir:

Tudo o que sabemos sobre:
Prêmio Oscar

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.