Scott Garfield
Scott Garfield

Estreias de 'O Último Caçador de Bruxas' e 'Steve Jobs' fracassam nos EUA

O último fim de semana testemunhou um verdadeiro massacre pré-Dia das Bruxas nas bilheterias dos Estados Unidos.

Brent Lang, Reuters

26 Outubro 2015 | 15h09

Quatro filmes novos, entre eles Atividade Paranormal: A Dimensão Fantasma e a aventura sobrenatural de Vin Diesel O Último Caçador de Bruxas, estrearam em várias salas, mas logo foram deixados de lado. Outro deles, Steve Jobs ganhou fôlego após uma largada tímida em algumas cidades escolhidas a dedo, só que foi solenemente ignorado pelo grande público.

Estes fracassos permitiram que um trio de filmes já em cartaz – Perdido em Marte, Goosebumps – Monstros e Arrepios e Ponte dos Espiões– se mantivesse nas três primeiras posições das bilheterias.

Perdido em Marte, de Ridley Scott, continuou em primeiro lugar, acrescentando 15,9 milhões de dólares à arrecadação impressionante de 166,4 milhões de dólares nos cinemas norte-americanos até o momento. Goosebumps mostrou resistência em seu segundo final de semana em cartaz, caindo meros 35 por cento e encerrando o período com 15,5 milhões de dólares em ingressos vendidos – a produção custou 43,7 milhões.

Ponte dos Espiões, drama da Guerra Fria que renovou a parceria entre Steven Spielberg e Tom Hanks, cresceu graças ao comparecimento de um público mais velho para prestigiar o filme, sério candidato às premiações. A produção rendeu 11,4 milhões de dólares, queda de 26 por cento em relação ao fim de semana de estreia, elevando o lucro total até o momento para 32,6 milhões de dólares.

Mas os resultados para o restante dos filmes em exibição foram desanimadores. A fartura de lançamentos pode ser atribuída em parte ao contexto do Dia das Bruxas. O feriado irá cair em um sábado, o dia mais movimentado nos cinemas, por isso os estúdios esperavam compensar o que promete ser um final de semana perdido empurrando várias novidades para a semana anterior – mas o plano saiu pela culatra.

O Último Caçador de Bruxas custou 70 milhões de dólares e só rendeu 10,8 milhões de dólares em 3.082 salas de cinema, ficando com a quarta posição, apesar do sucesso recente de Diesel em Velozes e Furiosos 7.

O último colocado entre os cinco mais vistos foi Hotel Transilvânia 2, que arrecadou nove milhões de dólares e somou 148,3 milhões depois de cinco semanas em cartaz. No geral, a renda das bilheterias dos EUA ficou dez por cento abaixo do mesmo período um ano atrás.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.