ESTREIA-Will Ferrell estrela drama 'Pronto Para Recomeçar'

Um dos atores mais queridos do tradicional programa cômico norte-americano "Saturday Night Live", o comediante Will Ferrell investe numa carreira cinematográfica desde que deixou seu elenco, em 2002.

REUTERS

10 de novembro de 2011 | 08h27

Nesse período, tem procurado, entre outras coisas, demonstrar sua versatilidade encarando papeis dramáticos, como fez em "Mais Estranho que a Ficção" (2006), repetindo a dose em seu novo trabalho, "Pronto Para Recomeçar", do estreante Dan Rush.

O enredo adapta o conto "Por que não dançam?", do escritor Raymond Carver. Quem se acostumou com o histrionismo do ator em comédias como "Um Duende em Nova York" (2003), vai provavelmente estranhar a tensão permanente de seu personagem aqui, Nick Halsey - um executivo que acaba de perder, de uma tacada só, seu emprego de 16 anos e a mulher, por conta de sua reincidência no alcoolismo.

Do dia para a noite, Nick vê-se numa situação absurda: sem um tostão, já que a mulher bloqueou sua conta bancária conjunta, e morando no gramado de sua casa, pois ela mudou todas as fechaduras. Antes, ela teve o cuidado de espalhar todas as coisas de Nick sobre a grama, incluindo suas roupas, discos, troféus de torneios de beisebol e até sua poltrona reclinável.

Com acesso limitado ao quintal do fundo da casa, Nick torna-se um quase sem teto, para incômodo dos vizinhos do bairro nobre em que mora e que chamam a polícia. Ainda assim, Nick ganha o prazo de alguns dias, sendo aconselhado a vender seus pertences rapidamente e encontrar outra moradia.

Amargurado e cercado de latinhas de cerveja, o ex-executivo ganha dois aliados importantes - a vizinha grávida que acaba de mudar-se, a fotógrafa Samantha (Rebecca Hall), e um garotinho, Kenny (Christopher Jordan Wallace), que mora nos arredores.

O ponto central da história está nesta evolução do protagonista para superar seus impasses - o que não se sabe se conseguirá ou não. A se elogiar a sutileza na direção, que não procura impor lições edificantes, nem se furta a mostrar as inúmeras arestas de Nick e sua relação complicada com o mundo e consigo mesmo. Certamente, assim faz justiça à história original de Carver.

No elenco, destaca-se ainda Laura Dern ("Império dos Sonhos"), que interpreta uma amiga de colégio procurada por Nick num momento em que ele volta às suas raízes.

(Por Neusa Barbosa, do Cineweb)

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb

Tudo o que sabemos sobre:
FILMEESTREIARECOMECAR*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.