Escola de Cinema Darcy Ribeiro já ensina

É um projeto de Paulo Mendes da Rocha.Quer dizer: o grande arquiteto redesenhou o espaço da antigaagência dos Correios, na Rua da Alfândega, no Rio, adaptando-oàs exigências da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. O projeto é deIrene Ferraz. Concretiza um sonho de dez anos. Mas o mentor é ohomem que dá nome à escola de cinema - o inesquecível DarcyRibeiro. Irene fala com carinho sobre a consciência e oentusiasmo do antropólogo e educador, de quem esteve perto nosúltimos anos da vida dele. Darcy foi um personagem multifacetadoe contraditório. Ele próprio sabia disso e deixou claro no seulivro autobiográfico, Confissões. Mulherengo, autoritário e prepotente, mas também lúcido,apaixonado e bem-humorado. O mineiro (de Montes Claros, quase nadivisa com a Bahia) que se tornou o ministro da Educação e chefeda Casa Civil no governo de João Goulart, foi expurgado do poderpelos militares e correu mundo reformando universidades.Acreditava na educação como ponta-de-lança do desenvolvimento.Sonhava com universidades livres. Irene dedicou-se a tornarrealidade um sonho de Darcy, aplicado a um objeto de interessedela: o cinema. Darcy defendia o ensino acessível, Irene queriafazer, no Brasil, uma escola de cinema do tipo da de San Antoniode los Baños, em Cuba, na qual trabalhou como coordenadora,durante alguns anos. A Escola de Cinema Darcy Ribeiro realizaesse duplo sonho - o dela e o de Darcy. Como todo projeto que pensa alto, ainda depende deinvestimentos para viabilizar-se no patamar sonhado por Irene.Mas ela já tem números para exibir: a escola de cinemarecém-inaugurada (em outubro) já está operando com capacidadesuperior à disponibilidade do prédio, que ainda está sendoadaptado. O núcleo de roteiro teve de ser ampliado para atenderà demanda de alunos. Os núcleos livres de fotografia erestauração atraem grupos de jovens que sonham com o cinema eencontram ali, naquele espaço, o nirvana para a concretização desuas aspirações. Ou você acha que existem outros cursossuperiores de cinema que você possa freqüentar pagando R$ 30 epoucos por mês ou nem isso, se você não tiver condições de nãopagar nada? Esse é o desafio de Irene Ferraz. Ela precisa de apoiofinanceiro e institucional para manter a escola de cinema nonível exigido por ela própria e pela memória de Darcy. Precisade recursos para terminar a reforma do prédio e manter asturmas. O primeiro apoio já veio -por parte da BR Distribuidora,a grande mãe quando o assunto é o apoio a projetos dedesenvolvimento do cinema brasileiro. A BR apóia filmes,festivais, publicações, restaurações, museus de cinema. Deu oponto de partida para a concretização da Escola de Cinema DarcyRibeiro. Não - na verdade, o começo de tudo foi o apoio dosCorreios, que cedeu a Irene, como patrocínio, o seu prédiodesativado, na Rua da Alfândega, no centro do Rio, quase ao ladodo Centro Cultural Banco do Brasil. Esse prédio tem história:construído em 1914, ali funcionou o Banco Germânico da Américado Sul até 1943. Em plena guerra contra o Eixo, o imóvel foiincorporado ao patrimônio da União e entregue aos Correios eTelégrafos. Em janeiro de 2001, a Empresa Brasileira de Correiose Telégrafos cedeu-o ao Instituto Brasileiro de Audiovisual,entidade mantenedora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.Encontrado o prédio com que Irene sonhava, Paulo Mendes da Rocha0criou o projeto e a BR entrou com os recursos para a restauraçãodo velho edifício, que apresentava todo tipo de problema deconservação, sem perder a beleza que o levou a ser tombado peloPatrimônio Histórico. Cursos - A BR deu a Irene - ao Instituto Brasileiro deAudiovisual - R$ 1,3 milhão, que ela investiu na primeira etapada restauração do prédio. Aplicou um pouco do dinheiro noscursos que já começaram a funcionar. Precisa agora de bem maispara concluir o projeto arquitetônico e seguir adiante com oscursos livres e regulares. Acredita, como Darcy, que "se oBrasil não investir em tecnologia de ponta no ensino corre orisco de ser colonizado". Foi pensando assim que ela agrupou ummonte de notáveis no Instituto Brasileiro de Audiovisual, todosdispostos a dar seu aval ao projeto de criar um novo conceito deescola de cinema no País. Ao entrar no prédio, você encontra uma exposição defotos de Darcy Ribeiro, em diferentes momentos de sua vida, euma coleção de frases. Uma delas é exemplar: "Tentei criar umauniversidade livre e fracassei. Tentei salvar os índiosbrasileiros e fracassei. Mas minhas derrotas são minhasvitórias. Detestaria estar no lugar dos que me venceram." Assimera Darcy, um sonhador que chegou ao poder, dele foi apeado eque voltou para reafirmar os princípios nos quais acreditava - eque estão expressos nas suas Confissões. Sem nenhumaautocensura, ele não poupa, no livro, a família, os amigos, ospolíticos - e nem a si mesmo, sendo, aliás, o principal alvo daspróprias farpas. Alguns notáveis deram seu apoio ao Instituto Brasileirode Audiovisual, traduzindo-o em frases que Irene Ferrazapresenta como exemplos da seriedade do trabalho que estáempreendendo. Cacá Diegues: "A instalação dessa escola no Rio éindispensável para o fluxo de novos artistas e técnicos, capazesde fazer da produção de audiovisual uma atividade permanentenesta cidade e em nosso País." E Nelson Pereira dos Santosacrescenta: "Tenho certeza de que na Escola de Cinema DarcyRibeiro renascerá o cinema, como arte e como indústria." Sob o signo renovador das estruturas do ensino superiorno Brasil, a Escola de Cinema Darcy Ribeiro tem o compromisso dedominar as novas tecnologias e formar profissionais capacitadospara atender às exigências crescentes do mercado. Será um centropermanente de formação dinâmica e interativa, por meio de cursoslivres e workshops, mas principalmente de um curso regular paraa formação integral do estudante, a partir da reflexão teórica,da informação de base e do treinamento técnico. Para chegar aoCurso Superior de Cinema, o estudante tem como pré-requisito afreqüência e aprovação num curso preparatório de três meses. Com duração de três anos, o curso superior pretendeoferecer 4 horas/aulas diárias para turmas de, no máximo, 30alunos, durante cinco dias da semana, de fevereiro a junho e deagosto a dezembro, totalizando 920 horas anuais. O projetoarquitetônico integral está orçado em R$ 6 milhões. Falta aindabastante para arrecadar por meio das leis de incentivo. MasIrene Ferraz também está contatando os governos eleitos do Rio e do Brasil, cujos apoios são fundamentais, até para o reconhecimentoda escola. Interessados em investir e até em aprofundar oconhecimento sobre a Escola de Cinema Darcy Ribeiro podemtelefonar para (0--21) 2516-3527.

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