Diamond Films
Diamond Films

Em 'Suburbicon: Bem-vindos ao Paraíso', George Clooney exibe uma visão realista sobre a política

Diretor filma com o máximo de fidelidade possível

Luiz Zanin Oricchio, O Estado de S.Paulo

21 Dezembro 2017 | 06h02

George Clooney alterna filmes de entretenimento puro com obras de cunho político. E não apenas no cinema, pensado em seu formato tradicional. Tanto assim que já anunciou a produção para a Netflix de uma série sobre o caso Watergate, que marcou profundamente a história americana, culminando com a renúncia do presidente Richard Nixon.

+++ 'Tudo muda tão rapidamente', diz George Clooney sobre ser pai de gêmeos

Clooney se destacou como diretor em Boa Noite, e Boa Sorte. O protagonista Edward R. Murrow, magistralmente interpretado por David Strathairn, vinha do rádio e tornara-se famoso por sua cobertura da 2.ª Guerra Mundial. Nos anos 1950, comandava na CBS o programa de TV cujo título era a famosa frase de despedida: “Boa noite, e boa sorte”. Naquele período de trevas da política americana, Murrow era como uma pequena luz liberal a enfrentar o então todo-poderoso diretor do FBI, Joseph McCarthy, que comandava a caça às bruxas na perseguição aos comunistas (reais ou imaginários) da Guerra Fria.

+++ George Clooney doa US$ 1 milhão para combater corrupção na África

Clooney filma com o máximo de fidelidade possível. Recria um daqueles antigos estúdios de TV, cheios de tensão, pensamento rápido e tiradas cortantes. E também impregnado de fumaça, já que naquele tempo jornalista fumava como chaminé. Usa imagens documentais do próprio McCarthy para intensificar o tom de verdade dessa luta desigual, ponto alto da dignidade jornalística em qualquer tempo e lugar do mundo.

+++ George Clooney repreende racismo em pano de fundo de novo suspense 'suburbicon'

Em 2011, Clooney volta ao seu tema preferencial em Tudo pelo Poder (The Ides of March), história sórdida dos bastidores de uma campanha. Ele mesmo interpreta o governador Mike Morris, que disputa as primárias em Ohio e tem boas chances de se candidatar à presidência. Clooney revela uma visão madura da política, um otimismo lúcido e um tanto desencantado. Como atividade, a política não é flor que se cheire, mas é tudo que temos, se desejamos a democracia. A democracia, dizia Churchill, é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras já tentadas. 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.