Em Cannes, Woody Allen mostra que está de volta à boa forma
Com várias novidades, diretor mostra ‘O Homem Irracional’ no Festival na França, e o público adorou
PUBLICIDADE
Por Luiz Carlos Merten
Atualização:
CANNES - E não é que Woody Allen ouviu a reclamação de seus antigos fãs e resolveu voltar à pegada mais densa/intensa de seus grandes filmes da fase com Mia Farrow? O novo filme do autor que passou aqui em Cannes o leva de volta à época de Crimes e Pecados, de 1989. Irrational Man/O Homem Irracional é sobre um professor de filosofia que começa citando Kant e seus questionamentos éticos e termina cometendo um assassinato, que, para encobrir, o leva a outra tentativa de morte. Joaquin Phoenix é o intérprete do papel e do elenco participam as atrizes norte-americanas Emma Stone e Parker Posey, duas habitués dos filmes mais recentes do diretor nova-iorquino.
Nada a ver com certa frivolidade do recente Magia ao Luar. A própria trilha afasta Woody de seus standards jazzísticos – e ele nunca foi tão barulhento em suas escolhas musicais. Ou seja, existe mais novidade no novo Woody Allen do que em tudo o que ele fez recentemente, só não é tão grande quanto os filmes dos anos 1980, sua fase mais criativa, com lampejos ocasionais posteriores.
PUBLICIDADE
O público adorou. Ninguém aplaudiu durante – como no ótimo Mad Max – Estrada da Fúria, de George Miller, que recebeu ovação em cena aberta –, mas O Homem Irrational foi bastante aplaudido depois. Woody Allen veio com seu elenco e disse o que foi o tom do texto até aqui. Está feliz de voltar a uma linha de cinema da qual se afastara voluntariamente. E o que o levou a isso? A necessidade de refletir sobre o estado do mundo, por mais que pareça pedante.
Houve nesta sexta-feira, 15, um encontro do repórter com Matteo Garrone. O diretor italiano de Gomorra e Reality – ambos premiados aqui em Cannes – está mostrando seu primeiro filme em língua inglesa. Tale of Tales baseia-se em histórias de Giambattista Basile, que Italo Calvino chamava de ‘Shakespeare napolitano’. São contos de fadas, histórias de reis e princesas e monstros marinhos, mas Garrone reconhece que são contos perversos, e por isso mesmo se dirigem mais ao público adulto. Para ele, é um filme sobre o desejo, que vira obsessão. Mas pode-se fazer outra leitura – o que se deseja muito pode trazer consequências indesejáveis. Garrone não crê que Tale of Tales seja muito diferente de seus filmes anteriores. Para ele, o que os une é a imaginação visual. “Fui pintor até os 26 anos, e aí desisti da pintura para ser cineasta. Meus quadros são figurativos, e o cinema, com seu realismo, é para mim uma arte figurativa. Para Contos, inspirei-me num mestre italiano de horror, Mario Bava, e na série de 82 gravuras do pintor espanhol Francisco de Goya sobre a guerra. Não sei o que você pensa, mas foi um filme que me deu muito trabalho e do qual estou orgulhoso”, comentou ele.
Um filme como Tale of Tales não deixa de causar estranhamento na competição de Cannes. Essa ideias de uma rainha que quer um filho e precisa comer o coração de uma besta marítima, cozinhado por uma virgem. Nada disso parece fazer muito sentido, mas Garrone acha que Tale of Tales é só uma outra forma de refletir sobre a realidade, e, no limite, é isso que interessa a todo o mundo, aos autores como ao curador Thierry Fremaux.
Em 2009, o grego Yorgos Lanthimos ganhou o prêmio da seção Un Certain Regard com Canine. Ele volta a Cannes na competição com The Lobster (A Lagosta), sobre um assustador mundo futuro em que os solitários se escondem na floresta e cometem atos de vandalismo. No universo de The Lobster, as pessoas são forçadas a viver em dupla. Os que se separam são enviados para um hotel e têm 45 dias para estabelecer nova união. Em caso de fracasso, vencido o prazo de validade, viram animais da própria escolha. Colin Farrell, por exemplo, divide o quarto com o irmão, transformado em cachorro.
O cinema já revelou muitas distopias, e na maioria o foco está na descendência. Filhos são proibidos ora limitados. Aqui, o foco é outro. Existem ecos de François Truffaut/Ray Bradbury nos solitários que se escondem na floresta, como os homens-livros de Fahrenheit 451. O que não se pode negar é a capacidade de Lanthimos de criar clima, e com sugestiva utilização da música.
Publicidade
68º Festival de Cinema de Cannes
1 / 5468º Festival de Cinema de Cannes
Festival de Cannes
Instalação do tapete vermelho nesta quarta-feira, 13, em Cannes Foto: EFE/Sebastien Nogier
Festival de Cannes
Tom Hardy durante a conferência de imprensa deMad Max: Estrada da Fúria Foto: AFP
Festival de Cannes
Harvey Keitel e Jane Fonda, que divulgam o longa 'Youth' Foto: AFP
Festival de Cannes
Ooops! Jane Fonda faz um 'carinho' amigo Harvey Keitel (ao lao de Rachel Weisz e Michael Caine) Foto: Reuters
Festival de Cannes
O pai de Michael, Joe Jackson, marca presença no Festival Foto: AP
Festival de Cannes
'Mon Roi' - Vincent Cassel com Emmanuelle Bercot Foto: Reuters
Festival de Cannes;cinema
O diretor Costa-Gavras, homenageado pelo Festival de Cannes Foto: EFE
Festival de Cannes
'Shan He Gu Ren' - o diretor Jia Zhang-Ke com os atores Zhang Yi, Zhao Tao, Chang Sylvia e Liang Jingdong Foto: AFP
Festival de Cannes
'Carol' - Rooney Mara, o diretor Todd Haynes e Cate Blanchett Foto: AP
Festival de Cannes
A atriz e diretora Natalie Portman com o sul-coreano Hong Won-Chan e o húngaro Laszlo Nemes Foto: AFP
Festival de Cannes
Paolo Sorrentino, diretor do longa 'Youth' Foto: Reuters
Festival de Cannes
A atriz Isabella Rossellini, presidente do júri da seção Un Certain Regard Foto: AFP
Festival de Cannes
'Sicario' - Os atores Benicio Del Toro, Emily Blunt e Josh Brolin Foto: AFP
Festival de Cannes
O argentino Fernando Solanas, diretor de 'Sur' Foto: AFP
Festival de Cannes
'Inside Out' - O diretor Pete Docter (dir.), os produtorres Jonas Riviera (esq.) e John Lasseter Foto: Reuters
Festival de Cannes
A atriz Isabelle Huppert, que está no filme 'Louder Than Bomb' Foto: Reuters
Festival de Cannes
Jake Gyllenhaal, Joel Coen e Sienna Miller - 13.05.15 Foto: AP Photo/Lionel Cironneau
Festival de Cannes
Atriz chinesa Zhao Tao, na abertura da 68ª edição do Festival de Cannes Foto: EFE/GUILLAUME HORCAJUELO
Festival de Cannes
Modelo Karlie Kloss, na cerimônia de abertura - 13.05.15 Foto: AP Photo/Thibault Camus
Festival de Cannes
Modelo Hofit Golan - 13.05.15 Foto: AP Photo/Thibault Camus
Atriz Marie Gillain - 13.05.15 Foto: REUTERS/Yves Herman
Festival de Cannes
Diretora Emmanuelle Bercot (e) e Catherine Deneuve, no tapete vermelho de Cannes - 13.05.15 Foto: REUTERS/Yves Herman
Festival de Cannes
Da direita, atores Sara Forestier, Rod Paradot, diretora Emmanuelle Bercot, Catherine Deneuve e Benoit Magimel - 13.05.15 Foto: AP Photo/Lionel Cironneau
Festival de Cannes
Atriz Isabella Rossellini - 13.05.15 Foto: AP Photo/Thibault Camus
Festival de Cannes
Natalie Portman - 13.05.15 Foto: AP Photo/Thibault Camus
Festival de Cannes
Atriz Julianne Moore no tapete vermelho - 13.05.15 Foto: AP Photo/Thibault Camus
Festival de Cannes
Atriz Leila Bekhti, à esquerda - 13.05.15 Foto: AP Photo/Thibault Camus
Atriz Julianne Moore - 13.05.15 Foto: REUTERS/Benoit Tessier
Festival de Cannes
Atriz e modelo Hofit Golan (E) Foto: REUTERS/Yves Herman
Festival de Cannes
Diretor e um dos presidentes do júri de Cannes, Ethan Coen, na coletiva de imprensa da abertura - 13.05.15 Foto: AFP PHOTO / LOIC VENANCE
Festival de CAnnes
Diretor e presidente do júri, Joel Coen, na coletiva de imprensa da abertura - 13.05.15 Foto: AFP PHOTO / LOIC VENANCE
Festival de Cannes
Marca do evento dentro doPalais des Festivals - 13.05.15 Foto: AP Photo/David Azia
Festival de Cannes
Cartaz oficial do evento, com Ingrid Bergman fotografada por David Seymour Foto: EFE/Guillaume Horcajuelo
Festival de Cannes
Preparação do tapete vermelho noPalais des Festivals - 13.05.15 Foto: AP Photo/David Azia
Festival de Cannes
Da esquerda, o diretor Laszlo Nemes, Geza Rohrig e Clara Royer, na exibição de 'Saul Fia' - 15.05.15 Foto: AFP PHOTO / VALERY HACHE
Festival de Cannes
O atorVincent Cassel durante a conferência de imprensa deIl Racconto Dei Racconti, dirigido por Matteo Garrone Foto: EFE
Festival de Cannes
Da esquerda para a direita, os membros do júri Un Certain Regard: Haifaa Al-Mansour, Tahar Rahim, Isabella Rossellini, Nadine Labaki e Panos H. Koutra... Foto: APMais
Festival de Cannes
Charlize Theron durante divulgação deMad Max: Estrada da Fúria Foto: AFP
Festival de Cannes
O diretorGeorge Miller e os atoresTom Hardy eCharlize Theron, durante divulgação deMad Max:Estrada da Fúria Foto: Reuters
Festival de Cannes
A atrizSalma Hayek, que atua emIl racconto dei racconti Foto: AP
Festival de Cannes
Salma Hayek eJohn C. Reilly durante sessão de fotos de divulgação deIl Racconto Dei Racconti Foto: EFE
Festival de Cannes
O diretor Hirokazu Koreeda e as atrizesMasami Nagasawa, Suzu Hirose, Haruka Ayase eKaho, deUmimachi Diary Foto: Reuters
Festival de Cannes
Da esquerda, a atriz Rachel Weisz, Colin Farrel e Lea Seydoux, na exibição de 'The Lobster' - 15.05.15 Foto: EFE/EPA/IAN LANGSDON
Festival de Cannes
Emma Stone, na exibição de 'O Homem Irracional' - 15.05.15 Foto: AFP PHOTO / BERTRAND LANGLOIS
Festival de Cannes
A atriz francesa Frederique Bel, na projeção de 'O Homem Irracional' - 15.05.15 Foto: EFE/Ian Langsdon
Festival de Cannes
Fã pede um convite na entrada do Palais, durante a 68ª edição do Festival de Cinema de Cannes - 15.05.15 Foto: REUTERS/Eric Gaillard TPX IMAGES OF THE DAY
Festival de Cannes
Jurada Rokia Traore, na projeção de 'O Homem Irracional' Foto: AFP PHOTO / ANNE-CHRISTINE POUJOULAT
Festival de Cannes
Diretor grego Yorgos Lanthimos (e) e a atriz Rachel Weisz, na exibição de 'The Lobster' - 15.05.15 Foto: EFE/EPA/IAN LANGSDON
Festival de Cannes
Melissa George - 15.05.15 Foto: Photo by Joel Ryan/Invision/AP
Festival de Cannes
Emma Stone, Woody Allen e Parker Posey, na exibição de 'O Homem Irracional' - 15.05.15 Foto: REUTERS/Yves Herman
Em Cannes, Woody Allen mostra que está de volta à boa forma
Diretor e atrizes. Emma Stone, Woody Allen e Parker Posey Foto: AFP PHOTO / VALERY HACHE
Japão traz simplicidade e emoção em dois longas exibidos no Festival de Cannes
Sutilezas. Naomi Kawase (e) está em busca da simplicidade Foto: REUTERS/Yves Herman