Reprodução
Reprodução

Ellen DeGeneres foi treinada por patrocinador para tirar foto no Oscar 2014

Executivos da empresa ensinaram apresentadora a usar aparelho; estratégia estava no contrato de patrocínio

Clarice Cardoso, O Estado de S. Paulo

04 de março de 2014 | 15h48

Foi um dos momentos memoráveis da transmissão do Oscar 2014: em meio à alta realeza de Hollywood, a apresentadora Ellen DeGeneres juntou Bradley Cooper, Brad Pitt, Meryl Streep, Kevin Spacey e Jennifer Lawrence, entre outros, para que todos tirassem uma foto juntos, ou uma “selfie”, como esse tipo de imagem é conhecida na internet.

Se a cena quebrou o protocolo, não foi exatamente um momento espontâneo: a foto foi tirada com o novo aparelho da Samsung, o Galaxy Note 3, que comprou espaço para anúncios no intervalo da transmissão por cerca de US$ 20 milhões. Como parte do pacote, a ABC, que gera as imagens, concordou em integrar o smartphone na cerimônia, segundo informações do The Wall Street Journal.

A ideia de tirar fotos de si mesma com os atores ocorreu a Ellen na semana passada, e o canal sugeriu a ela que usasse o aparelho do patrocinador oficial. Então, dois executivos da Samsung foram aos ensaios especialmente para ensinar DeGeneres a operar o aparelho e a conseguir tirar a foto programada em poucas tentativas. Isso já estaria no pacote de patrocínio pago pela empresa.

Pelo menos Meryl Streep já tinha sido avisada de que algo do tipo iria acontecer. Ao The Hollywood Reporter, os produtores da transmissão, Craig Zadan e Neil Meron, afirmaram que Ellen pensava em fazer a foto com Meryl e Julia Roberts. “Não acho que ela esperava conseguir reunir tirar tantos atores de seus lugares para particpar”, disse Zadan.

Oficialmente, a Samsung nega que a ação tenha sido armada, e diz que foi uma ideia que surgiu para Ellen na hora. Mas uma ação da apresentadora em seu programa, o The Ellen DeGeneres Show, faz pensar que ela pode ter sim um contrato para divulgar o novo Galaxy: ela deu um aparelho de presente para cada uma das pessoas que estavam em sua plateia. 

Mesmo que o nome da Samsung não apareça na postagem no Twitter (que já foi replicada mais de 3 milhões de vezes, um marco na história da rede social), o modo como o aparelho apareceu em primeiro plano naquele momento da transmissão talvez seja uma estratégia de marketing mais forte, pois tende a ser lembrado pelo espectador. Empresas especializadas em marketing digital têm monitorado o impacto da ação na imagem da empresa, que foi em sua grande maioria neutro ou positivo. Procurada pelo Wall Street Journal, a Samsung não comentou o fato de DeGeneres ter postado fotos com seu iPhone, da Apple, nos bastidores do Dolby Theater.

De carona. Outra empresa que comemorou sua breve aparição no Oscar foi a Coca-Cola. Apesar de o anunciante oficial ser a Pepsi, havia um logo da Coca na caixa de pizza que Ellen distribuiu para os convidados naquela noite. “Vou mandar uma mensagem agradecendo a pizzaria amanhã”, tuitou Wendy Clark, vice-presidente de comunicação e marketing integrado da Coca-Cola.

Tudo o que sabemos sobre:
Prêmio Oscar

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.