Efeitos de "O Senhor dos Anéis" são de última geração

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Por Agencia Estado
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A principal qualidade dos efeitos especiais de O Senhor dos Anéis é a sensação de realidade: tanto os monstros como o ambiente da Terra Média conseguem evitar a aparência de imagens geradas por computador. "Eu queria que os seres parecessem reais nos mínimos detalhes, desde a sujeira sob as unhas de um troll de caverna até os olhos esbugalhados e injetados de Gollum", comentou Peter Jackson, criador da Weta Digital, empresa responsável pelos efeitos especiais, em entrevista divulgada pela assessoria do filme. A empresa, sediada na Nova Zelândia, reuniu um time de artistas gráficos digitais, técnicos em animação, modelistas, coloristas digitais e compositores e engenheiros de software, entre outros. O primeiro desafio foi a criação da Terra Média, onde se passa a história. Alguns cenários naturais da Nova Zelândia foram manipulados para a criação do espaço, sob a supervisão de uma organização governamental ecológica que garantiu a proteção da fauna e flora do local. "Com a magia digital, pudemos acrescentar pequenas e íngremes montanhas e inserir prédios onde eles não existem", contou Jackson, que percorreu diversos pontos do país, escolhendo locações em meio a uma paisagem primitiva. Para criar a vila dos hobbits (humanóides que se parecem com crianças, mas com pés peludos), foram plantados 5 mil metros cúbicos de plantas em oito acres de uma fazenda. O trabalho realmente árduo porém, aconteceu na criação dos assustadores personagens de O Senhor dos Anéis, como Gollum, Barbárvore, Balrog e o olho de Sauron. Gollum, o hobbit que se transformou em figura maligna depois de ter contato com o Anel, foi criado a partir da combinação de animação por computador e uma sofisticada tecnologia para captação de movimentos, utilizando câmera dinâmica de fluidos. Com isso, durante a movimentação de Gollum, é possível perceber a movimentação de seus músculos e ossos. Os artistas gráficos consultaram livros de anatomia para garantir a veracidade do que é visto por dentro da pele do monstro. Batalha - Já as cenas de batalha exigiram a criação de um software especial, em que personagens criados inteiramente por computador têm inteligência artificial individual. Ou seja, cada um dos combatentes "pensa" em cada reação e o golpe a ser desferido. A Weta inovou também ao criar um grandioso arquivo de dados, com cada fotograma de O Senhor dos Anéis guardado em uma biblioteca digital, que pode ser instantaneamente acessada, permitindo uma análise e um confronto de informações de cada ítem que aparece na filmagem. Isso significa que cada elemento da trilogia, por menor que seja, pode ser manipulado digitalmente, seja a iluminação, os hobbits a cavalo ou as paisagens. A série foi filmada de uma só vez, em mais de cem locações na Nova Zelândia, consumindo ainda dois anos de pré-produção e outros dois de pós-produção, movimentando um verdadeiro batalhão de artistas: além dos 114 personagens com falas, 20.602 extras foram usados nos três filmes e, no auge da produção, havia 2.400 pessoas trabalhando nas equipes técnica e de criação. Mais informações a respeito da produção de O Senhor dos Anéis podem ser conseguidas na Internet, no endereço oficial do filme (www.lordoftherings.net), cujo acesso a partir da América Latina já corresponde a 15% entre todos os acessos.

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