Chris Pizzello/Invision
Chris Pizzello/Invision

Eddie Murphy vai receber o prêmio máximo para o humor dos EUA

A cerimônia que homenageia o ator e comediante de 54 anos com o Prêmio Mark Twain ocorre em 18 de outubro, em Washington

Brett Zongker, AP

09 de abril de 2015 | 16h07

 

O ator Eddie Murphy, conhecido por seus monólogos humorísticos, suas comédias e sua participação no programa Saturday Night Live (SNL), de 1980 a 1984, vai receber o prêmio máximo para o humor nos Estados Unidos, segundo anúncio divulgado nesta quinta, dia 9.

Também, dublador, roteirista, produtor, diretor e músico, Murphy, que completou 54 anos no dia 3 de abril, receberá o Prêmio Mark Twain em 18 de outubro, no John F. Kennedy Center, em show transmitido para todo o país.

O prêmio homenageia aqueles que influenciaram a sociedade na tradição de Samuel Langhorne Clemens, escritor e humorista nascido no Missouri, mais conhecido como Mark Twain (1835-1910).

“Com o seu trabalho, Murphy mostrou que, como Mark Twain, está muito à frente de seu tempo”, disse a presidente do John F. Kennedy Center, Deborah Rutter.

Os atores Tracy Morgan, Adam Sandler, Chris Rock e Samuel L. Jackson elogiaram Murphy por sua influência e por abrir novos caminhos para o cinema. Morgan considerou Murphy como seu herói cômico e disse que ele definiu os rumos de toda a indústria, há muito tempo. 

Em um comunicado, Murphy confessou estar profundamente honrado pelo reconhecimento e por fazer parte de uma lista de homenageados que já inclui Jay Leno, Carol Burnett, Tina Fey e Whoopi Goldberg.

“Murphy tem uma brilhante carreira, em muitos aspectos diferentes da comédia", afirmou Cappy McGarr, um dos produtores executivos da cerimônia de premiação.

“É realmente um comediante e humorista transformador”, concluiu McGarr. “Como Mark Twain, fala de assuntos provocadores e o faz de um modo realmente engraçado.” 

Filmes de Murphy como 48 Horas, Um Tira da Pesada, Dr. Dolittle, Um Príncipe em Nova York, Professor Aloprado, estão entre os de maior bilheteria em comédia.

Murphy chegou à fama em 1980, quando se juntou ao elenco de Saturday Night Live.

Segundo o John F. Kennedy Center, Eddie Murphy é o ator afro-americano de maior sucesso comercial da história do cinema.

Tudo o que sabemos sobre:
Eddie Murphycinema

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.