Dominação dá tom de "As Três Marias"

Filme de Aluizio Abranches decola exatamente da mesma maneira que Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho, e Abril Despedaçado, de Walter Salles

PUBLICIDADE

Por Agencia Estado
Atualização:

Começa ao redor de uma mesa, com a mãe e suas três filhas reunidas para o que parece ser uma refeição. Só parece, porque embora existam pratos e copos e as personagens façam gestos de quem come e bebe, não há nada nesses recipientes. Só isso já dá uma idéia do que Aluizio Abranches pretende em seu novo filme que estréia nesta sexta-feira, em São Paulo. As Três Marias decola exatamente da mesma maneira que Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho, e Abril Despedaçado, de Walter Salles. Nos outros dois filmes, os diretores mostram patriarcas exercendo seu poder sobre a família, principalmente os filhos. No filme de Abranches, é uma matriarca, interpretada por Marieta Severo, mas a dominação é a mesma. Esses três filmes utilizam a mesa e as relações familiares como metáforas de dominação e poder para falar sobre o Brasil na atualidade. Nenhum desses diretores sabia o que o outro estava fazendo, ninguém imitou ninguém, mas é curioso que cineastas de formações e temperamentos tão diversos recorram à mesma situação para desvendar o Brasil de Fernando Henrique Cardoso. Abranches foi o diretor de Um Copo de Cólera, adaptado do livro de Raduan Nassar, o mesmo autor de Lavoura Arcaica. Ele cultiva um tipo de cinema antinaturalista, que recorre à teatralidade das interpretações e das situações para veicular o que pretende dizer. É um tipo de cinema assumidamente artificial, mas isso não quer dizer que não tenha compromissos com a realidade. Às vezes, o artifício é o melhor atalho para ser verdadeiro. Há um debate muito forte no cinema brasileiro hoje. Quem o começou foi a pesquisadora Ivana Bentes, a primeira a discutir o que ela chamou de cosmetização da estética da fome do cinema novo, que estaria sendo praticada pelos novos diretores vindos da publicidade. As Três Marias seria uma das obras emblemáticas dessa tendência. Não é, pelo simples motivo de que esse estilo adotado para narrar a história é o mais adequado para o tipo de reflexão sobre o mundo e o próprio cinema pretendido pelo diretor. A mais cosmética da miséria na malsucedida cena da praça em O Príncipe, de Ugo Giorgetti, mas parece não ser de muito bom tom tocar no assunto. Numa entrevista, Abranches definiu As Três Marias como uma fábula. A idéia surgiu de um argumento que Heitor Dhalia e Wilson Freire lhe propuseram. Na idéia original, a trama de vingança de As Três Marias, que se desenrola a partir do momento em que a mãe cobra as três filhas o assassinato dos matadores de seu marido e dos irmãos dela, era narrada em forma de cordel, com diálogos ritmados como versos. Diz o diretor: "embora a ação pareça desenrolar-se na atualidade, meu filme não tem nenhum compromisso de tempo nem mesmo de espaço. O próprio final aberto, tenho a impressão que reforça essa estrutura de fábula, que era o que me atraía." Marieta Severo, cooptada para fazer a matriarca da família Capadocio, revela que ficou impactada pela originalidade da trama desde que o roteiro lhe foi apresentado pela primeira vez pelo diretor. Mas ela discorda dessa idéia da fábula: acha que As Três Marias tem muito mais a ver com a representação da tragédia grega. Julia Lemmertz, trabalhando pela segunda vez com o diretor, após Um Copo de Cólera, assinala que As Três Marias não é um filme realista. Lembra que Um Copo de Cólera também não era: "A ação pode ser o interior de Pernambuco ou qualquer outro lugar do mundo, não importa. Aluizio adora quebrar o convencionalismo." É um filme difícil, nem todo mundo vai gostar, mas essa história de vingança confirma que o diretor de Um Copo de Cólera tem algo a dizer não apenas sobre o Brasil, mas sobre o próprio cinema. Abranches está fugindo a uma certa padronização estética, baseada na banalidade, que acomete o cinema brasileiro atual. É ousado. O público brasileiro pode até discutir esse filme, mas também tem de começar a dar-se conta da originalidade desse diretor. Serviço - As Três Marias. Drama. Direção de Aluizio Abranches. Br/2002. Duração: 90 min. Censura: 16 anos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.