Paramount/ Divulgação
Paramount/ Divulgação

Dez vitórias que podem entrar para a história no Oscar 2014

Recordes podem ser batidos e tabus quebrados na cerimônia deste ano

Aisha Harris,

02 de março de 2014 | 19h46

Neste momento, só é possível imaginar a quem serão dirigidos os agradecimentos dos discursos do Oscar nesta noite. Mas se sabe quem pode fazer história caso suba ao palco neste domingo. Há candidatos que, se vencerem, abririam um novo precedente ou quebrariam uma nova barreira nos 86 anos de prêmios da Academia.

Abaixo reunimos 10 dos mais notáveis. Se não tiver certo de torcer para algum deles, talvez a possibilidade de alguns desses marcos acontecerem podem te ajudar a decidir. Ou você pode simplesmente usar os pedaços de curiosidade para impressionar as outras pessoas na sua festa do Oscar particular.

1 - Alfonso Cuarón pode ser o primeiro vencedor latino na categoria de Melhor Diretor, por Gravidade. Ele é o segundo mexicano a concorrer na categoria. O primeiro foi Alejandro González Iñárritu, por Babel (2006)

2 - Steve McQueen pode ser o primeiro negro a vencer o prêmio de Melhor Diretor, por 12 Anos de Escravidão. Os únicos outros candidatos negros nesta categoria foram John Singleton (Os Donos da Rua, 1991) e Lee Daniels (Preciosa, 2009) .

3 - June Squibb, se vencer como Melhor Atriz Coadjuvante por sua interpretação em Nebraska, será a mais velha a levar o prêmio da categoria. Ela tem 84 anos. A detentora do recorde atual é Peggy Ashcroft, que aos 77 anos ganhou o prêmio por sua performance em Passagem para a Índia (1984).

4 - Bruce Dern, pode ser o mais velho vencedor na categoria Melhor Ator, por Nebraska. Henry Fonda é o recordista de idade na categoria. Ele tinha 76 anos quando venceu por Num Lago Dourado (1981). Dern tem 77 anos.

5 - Jennifer Lawrence seria a mais jovem a ganhar dois Oscars. Ela levou para casa no ano passado a estatueta por O Lado Bom da Vida (2012) e agora concorre como Coadjuvante por Trapaça. Lawrence, de 23 anos, ultrapassaria Luise Rainer, que ganhou como Melhor Atriz em 1937, aos 27 anos, e 1938.

6 - Trapaça pode ser o primeiro filme a ganhar todos os quatro prêmios de atuação Se Amy Adams, Jennifer Lawrence, Christian Bale e Bradley Cooper vencerem em suas categorias , o filme irá superar Um Bonde Chamado Desejo (1951) e Rede de Intrigas (1976). que levou três prêmios de atuação cada. (É interessante notar que O Lado Bom da Vida, também de David O. Russell, foi nomeado em quatro categorias de atuação).

7 - Gravidade pode ser o primeiro longa-metragem em 3D a ganhar o Oscar de Melhor Filme.

8 - Robert Lopez, se vencer o prêmio de Melhor Canção Original por Frozen: Uma Aventura Congelante, será o mais jovem vencerdor do chamado EGOT (aqueles que ganharam o Emmy, o Grammy, o Oscar e o Tony).

9 - Woody Allen, pode se superar como o maior vencedor do prêmio de Melhor Roteiro Original. Ele já concorreu 15 vezes e tem quatro prêmios na categoria, da qual é o maior vencedor. Se vencer por Blue Jasmine, quebra seu próprio recorde.

10 - A Bélgica, o Camboja, ou a Palestina podem ser premiados pela primeira vez na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Os países concorrem, respectivamente, com Alamama Monroe, L'image Manquante e Omar.

Tudo o que sabemos sobre:
Prêmio Oscar

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.