Universal Pictures
Universal Pictures

'De Volta Para o Futuro' completa 35 anos: veja as previsões da saga

Filme foi lançado em 1985 e acertou em algumas indicações do que ocorreria no futuro com a tecnologia, como as agora populares videoconferências

Redação, O Estado de S. Paulo

01 de julho de 2020 | 15h27

A saga De Volta Para o Futuro completa 35 anos de lançamento em 2020, exatamente no dia 3 de julho. Laudeado por críticos e público como o filme modelo dos anos 1980, a aventura de Marty McFly (Michael J. Fox) e do Dr. Emmet Brown (Christopher Lloyd) não foi a primeira a imaginar a tecnologia do futuro, mas seus palpites acabaram se tornando, eles mesmos, elementos da cultura pop adorados até hoje.

Em tempos de pandemia e isolamento social, as salas de videoconferência ganharam importância inédita em diversos segmentos profissionais, de reuniões políticas oficiais a conversas descontraídas entre amigos: é curioso lembrar que a saga, porém, já tinha previsto essa popularização num episódio em que McFly é demitido em uma chamada de vídeo.

É bom lembrar, também, que o filme de 1985 está de volta ao catálogo da Netflix no Brasil.

Casas "inteligentes", uso de hologramas, a popularização da tela plana para monitores, todas se tornaram realidades no mundo tecnológico nos últimos anos. Separamos a seguir algumas realizações que deram certo (e outras, nem tanto assim):

Drones

Videogame

Óculos de realidade virtual

Ligação por vídeo

Biométrica

Casa inteligente

Hologramas

Tela plana

Carros voadores

Conversor de energia

Jaqueta tecnológica

Esfoliação de envelhecimento

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.