Divulgação
Divulgação

David Bowie, 'Assassin's Creed' e 'Eu Fico Loko' estão entre as estreias da semana no cinema

Veja os trailers dos filmes que entram em cartaz nesta quinta-feira, 12 de janeiro

Luiz Carlos Merten, O Estado de S. Paulo

12 Janeiro 2017 | 13h13

Embora oficialmente deva estrear somente na quinta, 19, La La Land, o musical de Damien Chazelle que venceu o Globo de Ouro e detém o recorde de indicações para o Bafta em 2017, passa a ter pré-estreias pagas e é uma grande atração. Um ano após a morte de David Bowie, o astro mutante volta com tudo no belíssimo O Homem Que Caiu na Terra. Quem conhece a ficção científica de Nicolas Roeg vai se chocar com as imagens restauradas; quem nunca viu vai descobrir o enigma de um personagem fascinante.

Assassin's Creed entra com muita ação e o poder de fogo do game, mas Christian Figueiredo, o moleque da internet, pode surpreender com Eu Fico Loko, que tem – preste atenção – belas qualidades. E claro, da Coreia vem o erotismo de A Criada. Park Chan-wook não é mole, não.

Assassin’s Creed

EUA/2016, 115 min. Ação. Dir. Justin Kurzel. Com Michael Fassbender, Marion Cotillard, Jeremy Irons, Charlotte Rampling.

O game originou uma série de livros de aventuras de Oliver Bowden e um novo volume que acaba de chegar às livrarias. Assassin' s Creed – The Last Descendants é escrito por Matthew J. Kirby. É nesse último que aparece o Animus, a máquina de viajar no tempo no tempo criada pela dra. Sophie/Marion (mas a história do livro é outra). Cal/Fassbender é a cobaia ideal, por seu DNA, que bate com o de um nobre da era da Inquisição espanhola. Por meio dele, Sophie, e a organização dos Templários, à qual pertence, tentarão chegar à Maçã de Éden . O artefato mítico poderá dar o controle do mundo a quem o possuir. Mas Cal vai descobrir o enigma de sua origem, e o significado do Credo dos Assassinos. Uma aventura grande, com alguns grandes momentos de ação e beleza visual, mas com um conflito basicamente intimista – a complicada relação entre pais e filhos. O problema é o formato – o Animus, como substituto para o game. Os livros de Bowden – oito – prescindem do recurso. São lineares, como os dos grandes mestres da aventura. E são melhores.

14 anos. DUBLADO: Boavista, Boavista (3D), Bourbon - Espaço Itaú Pompeia (Imax/3D), Center Norte (3D), Central Plaza, Central Plaza (3D), Interlagos, Interlagos (3D), Interlar Aricanduva, Interlar Aricanduva (3D), Itaim Paulista (3D), Jardim Sul (3D), Lapa, Lapa (3D), Lar Center (3D), Mais Shopping Largo 13, Mais Shopping Largo 13 (3D), Marabá, Marabá (3D), Market Place, Metrô Itaquera (3D), Metrô Tatuapé, Metrô Tatuapé (3D), Metrô Tucuruvi (3D), Mooca Plaza (3D), Penha, Penha (3D), Plaza Sul, Raposo Shopping, Raposo Shopping (3D), Santana Parque (3D), Shopping D, Shopping D (3D), SP Market, SP Market (3D), Tietê Plaza (3D), Villa Lobos (3D). LEGENDADO: Anália Franco (Imax/3D), Boulevard Tatuapé (3D), Bourbon - Espaço Itaú Pompeia (Imax/3D), Bristol, Central Plaza (3D), Cidade Jardim (3D), Cidade São Paulo (3D), Eldorado, Eldorado (3D), Frei Caneca - Espaço Itaú, Iguatemi (3D), Interlar Aricanduva, Jardim Sul (3D), JK Iguatemi (3D), JK Iguatemi (Imax/3D), JK Iguatemi (4DX/3D), Kinoplex Itaim (3D), Kinoplex Vila Olímpia, Kinoplex Vila Olímpia (3D), Lar Center (3D), Market Place (3D), Metrô Santa Cruz, Metrô Santa Cruz (3D), Metrô Tucuruvi, Metrô Tucuruvi (3D), Mooca Plaza (3D), Pátio Higienópolis (3D), Pátio Paulista, Pátio Paulista (3D), Plaza Sul, Santana Parque (3D), Tietê Plaza (3D), Villa Lobos (3D).

A Criada

Ah-ga-ssi, Coréia do Sul/2016, 145 min. Drama. Dir. Park Chan-Wook. Com Kim Min-Hee, Kim Tae-Ri, Ha Jung-Woo.

Nos anos 1930, a jovem Sookee é contratada para trabalhar para uma herdeira no Japão. Só que a coreana guarda um segredo: está aliada a um trapaceiro que quer se casar com a ricaça e ficar com sua fortuna. Mas a trama tem reviravoltas. Quem está traindo quem? Chan-wook ama as ligações fortes e relações de poder e vampirismo – Oldboy, Sede de Sangue. Dessa vez, criou um relato de intensa beleza visual e pleno de erotismo, com cenas de sexo de cortar o fôlego.

18 anos. Caixa Belas Artes, Espaço Itaú Augusta, Frei Caneca - Espaço Itaú, Reserva Cultural.

Eu Fico Loko

Brasil/2016, 93 min. Comédia. Dir. Bruno Garotti. Com Christian Figueiredo, Alessandra Negrini, Marcello Airoldi, Suely Franco.

Fenômeno da internet, Christian Figueiredo segue uma via original. Ele não é o protagonista do próprio filme, intervindo em momentos pontuais, ao mesmo tempo que um garoto faz seu papel, o do nerd que não encontra seu lugar no mundo até que... O formato do filme dialoga com Curtindo a Vida Adoidado, um clássico do cinema teen dos EUA. E Suely Franco, como a avó, tem a cena mais emocionante. Ela também está em Minha Mãe É Uma Peça 2, e Paulo Gustavo está batendo todos os recordes do mercado. Christrian entra para não fazer feio. E seu filme tem qualidades para fazer bonito.

10 anos. Anália Franco, Boavista, Boulevard Tatuapé, Bourbon - Espaço Itaú Pompeia, Center Norte, Central Plaza, Cidade Jardim, Cidade São Paulo, Eldorado, Frei Caneca - Espaço Itaú, Iguatemi, Interlagos, Interlar Aricanduva, Jardim Sul, JK Iguatemi, Kinoplex Vila Olímpia, Lapa, Mais Shopping Largo 13, Marabá, Market Place, Metrô Itaquera, Metrô Santa Cruz, Metrô Tatuapé, Metrô Tucuruvi, Mooca Plaza, Pátio Higienópolis, Pátio Paulista, Penha, Plaza Sul, Raposo Shopping, Shopping D, SP Market, Tietê Plaza, Villa Lobos.

O Homem que Caiu na Terra

The Man Who Fell to Earth, EUA-Reino Unido/1976, 139 min. Ficção Científica. Dir. Nicolas Roeg. Com David Bowie, Candy Clark.

Um ano após a morte de David Bowie, ele volta às tela, eternizado pelo cinema, e com um filme de muito prestígio. Faz alienígena que chega à Terra em busca de água para seu planeta que está se extinguindo. Fica, constrói um império mas é atormentado pela lembrança dos seus. Ex-diretor de fotografia, Roeg fez um filme suntuoso, rico em significados e que vai além da beleza formal (e visual). A versão que agora retorna foi restaurada.

16 anos. Caixa Belas Artes, Frei Caneca - Espaço Itaú, Spcine Olido.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.