Reprodução
Reprodução

Daniel Day-Lewis interpreta Lincoln em cinebiografia dirigida por Spielberg

Famoso pela dedicação às interpretações, ator foi fotografado em um restaurante no estado da Virgínia, onde as filmagens do longa começaram no mês passado

estadão.com.br,

01 de dezembro de 2011 | 15h52

SÃO PAULO - Daniel Day-Lewis, o ator escalado para viver o ex-presidente dos EUA Abraham Lincoln na cinebiografia dirigida por Steven Spielberg, já pode ser visto "no papel" em uma fotografia que vazou na internet nesta quinta-feira.

 

Famoso pela dedicação, Day-Lewis é adepto do Método de Interpretação, técnica em que o ator busca uma encarnação completa do personagem, incluindo seus pensamentos, emoções e personalidade.

 

Em Meu Pé Esquerdo (1989), por exemplo, o britânico recontou a história real de um homem que nasceu com paralisia cerebral e só conseguia movimentar o membro mencionado no título. Durante as filmagens, se recusava a "sair" do papel mesmo quando a câmera estava desligada, e era transportado em uma cadeira de rodas pelo set. Como resultado, Day-Lewis quebrou duas costelas por ficar em uma posição corcunda durante várias semanas.

 

Anos mais tarde, recusou o tratamento de uma pneumonia enquanto filmava Gangues de Nova York (2002), alegando que seu personagem Bill "Açougueiro" Cutting não contava com remédios modernos na metade do século 19, época em que o filme é ambientado. Quando a doença piorou, a equipe o convenceu a medicar-se, para evitar atrasos na produção do longa de Martin Scorsese.

 

O roteiro da cinebiografia toma como base o livro Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln, da historiadora Doris Kearns Goodwin, que também assina a adaptação.

 

As filmagens começaram há pouco mais de um mês no estado da Virgínia, onde a foto abaixo foi tirada por um cliente do restaurante onde o ator almoçava. Day-Lewis aparece envelhecido, e apresenta semelhanças com o personagem mesmo sem maquiagem ou figurino, principalmente devido à característica barba do presidente.

 

Também estrelam o longa Sally Field, Joseph Gordon-Levitt, Tommy Lee Jones, James Spader, Jared Harris, John Hawkes e Jackie Earle Haley. A previsão de lançamento de Lincoln nos EUA é para o último trimestre de 2012.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.