Divulgação
Divulgação

Curta perdido de Walt Disney é encontrado depois de 87 anos

'Sleigh Bells' é protagonizado pelo coelho Oswald, um precursor de Mickey Mouse e terá reestreia mundial dia 12 de dezembro, em Londres; confira vídeo

AFP

04 de novembro de 2015 | 13h11

Um curta-metragem de animação de Walt Disney, que era considerado perdido desde a década de 1920, foi encontrado nos arquivos do British Film Institute (BFI), anunciou a instituição britânica.

O filme de seis minutos, com o título Sleigh Bells (Sinos de Trenó), é protagonizado por um precursor de Mickey Mouse, segundo o BFI, e terá uma reestreia mundial no dia 12 de dezembro em Londres, 87 anos depois de ter sido exibido pela última vez, em 1928.

Esta cópia é a única da qual se tem notícia. O filme foi restaurado com a ajuda dos estúdios Disney.

"Que grande presente descobrir um filme de Walt Disney desaparecido depois de tanto tempo e poder exibir Sleigh Bells a uma audiência totalmente nova", celebrou Robin Baker, diretor de conservação dos arquivos do BFI.

O curta-metragem tem como protagonista o primeiro personagem de Disney, o coelho Oswald, um precursor de Mickey Mouse "travesso e rebelde", segundo o BFI.

O curta foi dirigido por Walt Disney e Ub Iwerks, que criaram Oswald em 1927 para o estúdio Universal e que, após uma divergência contratual, criaram Mickey Mouse.

Um pesquisador localizou o curta-metragem ao examinar o catálogo on-line do BFI, que tem um dos maiores acervos do mundo.

Andrew Millstein, presidente do estúdio de animação Disney, acredita que existem outras obras perdidas do grande cineasta.

"Os curtas-metragens de Oswald são uma parte importante da história de nossos estúdios e trabalhamos no mundo inteiro procurando os títulos que nos faltam, em acervos cinematográficos e com colecionadores privados", disse.

 

Mais conteúdo sobre:
Walt DisneyMickey MouseCinema

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.