Críticos indicam 'Hugo' e 'The Artist' para prêmio

O filme mudo "The Artist" e a animação "A Invenção de Hugo Cabret" receberam nesta terça-feira as principais indicações para o prêmio da Associação de Críticos Cinematográficos da TV, em uma semana que praticamente são conhecidos os favoritos para o Oscar.

REUTERS

13 de dezembro de 2011 | 18h47

Os dois filmes - cartas de amor aos primórdios do cinema - arremataram 11 indicações, incluindo as de melhor filme e melhor diretor - Michel Hazanavicius (The Artist) e Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret).

"Histórias Cruzadas", que no boca a boca se tornou o filme do verão norte-americano, e "Drive", história de ação com Ryan Gosling, tiveram oito indicações cada. "Os Descendentes", drama familiar de George Clooney, e "War Horse", filme familiar ainda inédito de Steven Spielberg, ficaram com sete.

Esses quatro também estiveram entre os dez indicados ao prêmio de melhor filme, junto com "Meia-Noite em Paris", de Woody Allen, e "A Árvore da Vida", de Terrence Malick.

Clooney e Brad Pitt (por "O Homem que Mudou o Jogo") estão entre os indicados a melhor ator. Viola Davis (Histórias Cruzadas), Meryl Streep (A Dama de Ferro) e Michelle Williams (Uma Semana com Marilyn) foram indicadas a melhor atriz.

A entrega do prêmio está marcada para 12 de janeiro, em Hollywood.

A Associação de Críticos Cinematográficos da TV é a maior organização de críticos da América do Norte, e suas indicações estão entre as primeiras na temporada anual de prêmios.

Na quarta-feira, a entidade Screen Actors Guild anuncia seus escolhidos de 2011, e na quinta-feira saem as indicações do Globo de Ouro.

As indicações para o Oscar acontecem em 24 de janeiro, com a entrega do prêmio em 26 de fevereiro.

(Reportagem de Jill Serjeant)

Tudo o que sabemos sobre:
FILMEHOLLYWOODINDICADOS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.