Crítica elege "Longe do Paraíso" o melhor de 2002

Críticos de Nova York premiaram o filme de Todd Haynes e dois de seus atores, atiçando ainda mais uma das mais imprevisíveis disputas ao Oscar dos últimos anos

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Por Agencia Estado
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Longe do Paraíso foi eleito o melhor filme deste ano pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova York, uma das principais associações de jornalistas de cinema dos Estados Unidos. Na 68ª edição do prêmio, o filme de Todd Haynes ganhou cinco categorias, inclusive a de melhor diretor. A produção sai na frente em uma das disputas mais imprevisíveis do Oscar nos últimos tempos. Os 34 integrantes do grupo também deram o prêmio de melhor ator coadjuvante para Dennis Quaid e o de melhor atriz coadjuvante para Patricia Clarkson. A franca favorita ao prêmio de melhor atriz, Julianne Moore, perdeu o prêmio para Diane Lane, de Infidelidade. O de melhor ator ficou com Daniel Day-Lewis, de Gangues de Nova York, que venceu uma disputa acirrada com Jack Nicholson, de About Schmidt. Longe do Paraíso é sobre os dramas de uma "perfeita" família de classe média alta de Connecticut nos anos 50. Moore faz o papel de dona-de-casa cheia de problemas familiares, às voltas com o racismo e o homossexualismo. O filme mereceu também o prêmio de melhor fotografia para Edward Lachman, que recriou com precisão o visual dos filmes daquele período. No fim de semana, críticos de cinema de Los Angeles e Boston anunciaram suas listas dos melhores filmes de 2002: os primeiros escolheram About Schmidt, de Alexander Payne, como a melhor produção deste ano, e os outros elegeram O Pianista, de Roman Polanski, sobre o Holocausto. No início do mês, o National Board of Review indicou outro favorito ao Oscar: The Hours, com três histórias relacionadas à escritora Virginia Woolf. O Círculo de Críticos de Nova York deu o prêmio de melhor filme estrangeiro para E Sua Mãe Também, do mexicano Alfonso Cuarón, e o de melhor longa-metragem em desenho animado para Spirited Away, do japonês Hayao Miyazaki. O prêmio de melhor filme de um diretor estreante ficou com Roger Dodger, de Dylan Kidd. Standing in the Shadows of Motown, de Paul Justman, venceu a categoria de melhor documentário. O prêmio de melhor roteiro ficou com Adaptação, de Charlie Kaufman e Donald Kaufman.

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