Warner Bros
Warner Bros

'Coringa' lidera indicações para o Bafta; veja indicados das principais categorias

A cerimônia do Bafta será realizada no dia 2 de fevereiro, em Londres, quase um mês depois do Globo de Ouro

Redação, Reuters

07 de janeiro de 2020 | 11h07

O filme Coringa liderou as indicações ao prêmio da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (Bafta), anunciadas nesta terça-feira, 7, concorrendo em 11 categorias.

O Irlandês, drama da Netflix dirigido por Martin Scorsese, e Era uma Vez em... Hollywood, longa de Quentin Tarantino que conquistou o Globo de Ouro de melhor comédia/musical, completam o topo da lista, com 10 indicações cada.

Ainda colhendo os frutos de seu triunfo no Globo de Ouro, o filme 1917 recebeu 9 indicações.

Os quatro longas vão disputar com Parasita, do diretor sul-coreano Bong Joon-ho, nas categorias de melhor filme e melhor diretor do Bafta, na cerimônia de 2 de fevereiro, em Londres.

Coringa levou o principal prêmio no Festival de Veneza e um Globo de Ouro para o ator Joaquin Phoenix, que recebeu elogios da crítica por sua transformação de um homem solitário e vulnerável em um vilão confiante.

Phoenix foi indicado como melhor ator no Bafta, somando mais um êxito para o longa que conta a história do vilão das histórias em quadrinhos, que também concorre nas categorias de roteiro adaptado, trilha sonora original, elenco, cinematografia, montagem, som, direção de arte, além de maquiagem e caracterização.

Nas categorias femininas, Scarlett Johansson (História de um Casamento), Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres), Charlize Theron (O Escândalo), Jessie Buckley (As Loucuras de Rose) e Renée Zellweger (Judy: Muito Além do Arco-Íris) concorrem ao prêmio de melhor atriz.

Johansson também foi indicada a melhor atriz coadjuvante pela comédia dramática Jojo Rabbit, categoria que disputa com Laura Dern (História de um Casamento), Florence Pugh (Adoráveis Mulheres) e Margot Robbie, nomeada duplamente por O Escândalo e Era uma Vez em... Hollywood.

O Irlandês levou Al Pacino e Joe Pesci a concorrerem na categoria de melhor ator coadjuvante, que conta com Tom Hanks (Um Lindo Dia na Vizinhança), Anthony Hopkins (Dois Papas) e Brad Pitt (Era uma Vez em... Hollywood).

Parasita, que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e um Globo de Ouro, também foi indicado ao Bafta de melhor filme estrangeiro. Completando essa lista estão A Despedida, For Sama, Dor e Glória e Retrato de Uma Jovem em Chamas.

Adoráveis Mulheres, História de Casamento e Dois Papas receberam cinco indicações cada, no total.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.