PUBLICIDADE

Confira as sinopses dos concorrentes em Gramado

Por Agencia Estado
Atualização:

El Mismo Amor, La Misma Lluvia. Dir. Juan José Campanella. Argentina, 1999, 100 min. Este é o primeiro longa que Campanella faz na Artgentina depois de uma longa carreira que o diretor teve no mercado americano de cinema e televisão. Entre suas produções está o longa independente The Boy Who Cried Bitch, de 1991, e dirigiu também diversos capítulos das séries Life Stories e America Undercover para a HBO. O filme tem início em 1980, e vai contando, ao longo de quase 20 anos, o romance entre o escritor Jorge e a secretária Laura, cujos encontros e desencontros tem como pano de fundo acontecimentos da realidade argentina. Estorvo. Dir. Ruy Guerra. Brasil, 2000, 95 min. O terceiro filme do diretor a participar de Gramado (antes foram Erêndira em 1983 e Kuarup em 1989), Estorvo é baseado na obra homônima de Chico Buarque e esteve na seleção oficial do último Festival de Cannes. Relata uma perseguição esbaforida que sofre um sujeito paranóico. Conta no elenco com Bianca Byngton, Alberto Polanco e o ator cubano Jorge Perrugoria. Quase Nada. Dir. Sérgio Rezende. Brasil, 2000. Depois de dirigir filmes de orçamento milionário, como Canudos e Máua - O Imperador e O Rei, Rezende nos traz uma produção de pouco mais de R$ 500 mil, extremamente diferente de seus trabalhos anteriores. Trata-se de três contos que têm em comum a inveja, o ciúme e a violência que rondam suas personagens. Também se passam em paisagens rurais, onde, conforme explica o diretor, não há Freud, Marx ou Deus - referindo-se à simplicidade e universalidade dos sentimentos abordados. Elenco: Augusto Pompeo, Genézio de Barros, Denise Weinberg, Caio Junqueira, Camilo Bevilacqua, Chico Expedito e Ana Luiza Rabello. Eu Não Conhecia Tururu. Dir. Florinda Bolkan. Brasil, 1998, 100 min. Depois de uma renomada carreira como atriz (Florinda já foi dirigida até por Luchino Visconti), Florinda Bolkan traz o seu primeiro longa, que conta a história de quatro irmãs que se reencontram depois de um longo tempo separadas. Florinda também atua no filme, ao lado de Ingra Liberato, Suzana Gonçalves e Maria Zilda Bethlem, com quem teve alguns desentendimentos durante e após a filmagem. Las Profecías de Amanda. Dir. Pastor Vega. Cuba, 1999, 90 min. Pastor Vega é um dos diretores mais experientes da ilha cubana. Já foi diretor do Festival de Havana e inclusive chegou a dirigir Márcia Barreto (ex-mulher do diretor brasileiro Fábio Barreto) em Habanera, de 1984. O filme conta a história de Amanda, uma mulher simples que desde menina possui o dom de enxergar o passado e o futuro. Vega tenta nos mostrar, através de um toque de realismo fantástico, que preconceitos podem surgir sem motivo, equivocadamente, em qualquer lugar e com qualquer pessoa. El Pianista. Dir. Mario Gas. Espanha (co-produção cubana e venezuelana), 1998, 94 min. Este é o longa-metragem em que Mario Gas estréia na direção, depois de uma longa carreira como ator de cinema e televisão. No filme, dois pianistas amigos de infância em Barcelona, encontram-se na Paris dos anos 30. Separados novamente por causa da Guerra Civil Espanhola, voltam a se encontrar num cabaré em Barcelona anos depois, cada um com vidas bem distintas. Com Jordi Mollá, Pere Ponce, Paulina Gávez e Dorotea Bárcena. Santitos. Dir. Alejandro Springall. México, 1997, 105 min. Tem grandes chances de levar o Kikito. A direção de Springall já arrebatou diversos prêmios. O diretor já foi premiado pela crítica de Cannes em 1994, pela produção do filme Cronos, e foi responsável também pela produção de um filme sérvio em 1995, chamado Someone´s Else America. Conta a história de Esperanza Díaz (Dolores Heredia), que tem a visão de um santo na sua casa. O santo a informa que a filha que acreditava morta há anos está viva. Ela então se joga numa viagem até a misteriosa cidade de Tijuana em busca da garota. Pantaleón y Las Visitadoras. Dir. Francisco Lombardi. Peru, 1999, 112 min. Baseado na obra de Mario Vargas Llosa, o filme conta a história de Pantaleón Pantoja, um militar de alta carreira que é encarregado pelos superiores de organizar o "serviço das visitadoras", que leva prostitutas a aplacar as necessidades sexuais de soldados isolados em campanha na Amazônia peruana. Tudo ocorre muito bem até aparecer no acampamento uma mulher misteriosa e um jornalista corrupto. Já é a segunda adaptação que Lombardi faz de Vargas Llosa - a primeira foi La Ciudad y Los Perros. Com Santitos o diretor se estabiliza como o mais experiente de seu país. El Viñedo. Dir. Esteban Schroeder. Uruguai, 2000, 100 min. O filme foi selecionado emergencialmente para o festival e pouco se sabe sobre o diretor Schroeder ou sobre a produção. No entanto, a história é baseada em fatos reais, acontecidos em 1998, quando um garoto desapareceu numa vinícula próxima à cidade de Bruzzone. A polícia resolveu o caso após contar com a ajuda de uma médium, que em seu transe viu o corpo do garoto morto. Descobriu-se que fora assassinado pelo dono da vinícula após roubar um cacho de uvas. Com Liliana García e Fernando Kliche no elenco.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.