Comic Con atrai fãs de super-heróis e executivos de Hollywood

Como se fossem Cavaleiros das Trevasrespondendo ao chamado do "bat-sinal", multidões de homensusando calças justinhas e capas se reúnem esta semana paracurtir todo tipo de novidades sobre super-heróis na 39aconvenção anual Comic Con. Mais de 125 mil pessoas são esperadas no evento de quatrodias, que começa na quinta-feira, onde irão participar de umverdadeiro banquete com tudo o que há de mais recente emlivros, filmes, brinquedos, jogos e objetos relacionados aosquadrinhos. Os ingressos para a convenção, que cresceu e passou aabranger grandes doses de ficção científica, fantasia ecomédia, além do gênero mais tradicional das HQs, esgotaram hámeses e estão sendo vendidos na Internet por cambistas por maisde 400 dólares cada, segundo organizadores. Muitas pessoas admitem que vêm para curtir as tradicionaisnoites do fã-clube de Superman, exposições de objetos e debatessobre tópicos como "O estilo de vida Klingon", derivado dofamoso seriado "Jornada nas Estrelas". Mas "the Con", como o evento é conhecido entre os fãs, jámudou muito desde sua reunião inaugural há mais de quatrodécadas, quando 300 fãs trocaram idéias em torno de pilhas degibis empoeirados. Durante anos o evento foi frequentado sobretudo por homens,muitos dos quais se fantasiam de seus super-heróis favoritos,mas nos últimos anos os organizadores vêm procurando atrairmais mulheres e famílias. Os estúdios de Hollywood converteram a Comic Con em umevento importante para muitas promoções de cinema e televisão,que hoje respondem por cerca de um quarto do conteúdo daconvenção. PROMOÇÕES DE HOLLYWOOD Com filmes como "Batman -- O Cavaleiro das Trevas"aquecendo as bilheterias e elevando o gênero dos filmes desuper-herói para um novo nível, o Comic Con se tornou umaplataforma importante de marketing para os estúdios queprocuram aproveitar o entusiasmo dos fãs das HQs. "Quando os fãs se interessam por alguma coisa, passam afazer sua divulgação num nível muito de base, e isso éextremamente valioso no ambiente atual, sobrecarregado", disseà Reuters Lisa Gregorian, executiva da Warner Bros. TelevisionGroup. A Warner não está medindo esforços para divulgar o seriadode ficção científica "Fringe", de J.J. Abrams, que estréianeste outono na rede Fox. "Esta é uma maneira de chegar ao público que aprecia filmesdo gênero", disse o produtor Joel Silver, da Dark CastleEntertainment, que vai assistir ao Comic Con, levando seuelenco junto, para divulgar vários filmes, incluindo "NinjaAssassin" e o thriller "RocknRolla", dirigido por Guy Ritchie. Também será divulgado o drama de ação "The Spirit", daLionsgate, baseado na HQ de Will Eisner sobre um ex-policialque volta dos mortos para combater o crime. Jeffrey Godsick, presidente de marketing do estúdio FoxWalden, disse que o Comic Con é "maior que Sundance" e "maiscomparável a Cannes" em termos da diversidade e da exposiçãomundial que garante a filmes novos.

SARAH TI, REUTERS

08 de julho de 2023 | 11h48

Tudo o que sabemos sobre:
FILMECOMICONQUADRINHOS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.