Começa 1º Festival de Cinema de Pequim

Segundo organizadores, o evento, pioneiro em seu gênero na China, quer, além de impulsionar os negócios no setor, usar a oportunidade para mostrar algo mais da cultura e do mercado chinês do cinema

Efe,

24 Abril 2011 | 05h38

PEQUIM - O primeiro Festival de Cinema de Pequim, que reúne durante seis dias uma centena de personalidades da indústria, abriu suas portas este fim de semana com os atores Jackie Chan e Zhang Ziyi.

 

Organizado pela Administração Estatal de Rádio, Cinema e Televisão e pelo governo de Pequim, o evento, pioneiro em seu gênero na China - ainda com restrições de censura e parcela limitada de entrada aos filmes estrangeirOs - quer impulsionar os negócios no setor, segundo os organizadores.

Entre os famosos presentes na capital chinesa estão os diretores de cinema Rob Minkoff e Darren Aronofsky.

 

À projeção de filmes, debates e concertos se somarão atividades comerciais de "marketing" de filmes durante a semana.

 

Segundo o comitê organizador, o festival deseja também ser uma plataforma para que o setor discuta o desenvolvimento da indústria, vendedores e compradores de filmes encontrem oportunidades de negócio e os estrangeiros conheçam mais sobre o setor chinês.

 

Zhang Huijun, presidente da Academia de Cinema da China, disse à agência Xinhua, que o mundo conhece a cultura chinesa de filmes de Hollywood como "Kung Fu Panda" e "Mulan", e o festival é uma oportunidade para mostrar algo mais da cultura e do mercado chinês do cinema.

 

Zhang destacou que a China produziu em 2010 mais de 500 filmes que geraram receita superior a US$ 1,3 bilhão.

 

Segundo Yin Hong, professor da Universidade de Tsinghua, o mercado do cinema chinês cresce a um ritmo de 30%, enquanto o mundial de 7% a 8%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.