Victor Jucá
Victor Jucá

Com ‘Bacurau’, Festival de Gramado anuncia programação

Festival chega à 47.ª edição com sete filmes nacionais em competição e oito na sua mostra latinoamericana

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

10 de julho de 2019 | 03h00

Falta pouco mais de um mês para o início do 47.º Festival de Cinema de Gramado – em 16 de agosto –, e na manhã desta terça, 9, em Porto Alegre, a organização divulgou a seleção deste ano, a última coassinada pelo crítico e curador Rubens Ewald Filho, que morreu em junho. Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, premiado em Cannes, será o filme de abertura e terá na serra gaúcha sua primeira exibição pública no Brasil.

Os longas da competição brasileira serão sete – Hebe – A Estrela do Brasil, de Maurício Farias; O Homem Cordial, de Iberê Carvalho, que já venceu o festival com O Último Cine Drive-in; Pacarrete, de Allan Deberton; 30 Anos Blues, de Andradina Azevedo e Dida Andrade; Raia 4, de Emiliano Cunha; e Vou Nadar Até Você, de Klaus Mitteldorf e Luciano Patrick. O predomínio das produções é de São Paulo, o primeiro e os três últimos.

A competição latina contempla oito longas, incluindo o argentino La Forma de Las Horas, de Paula de Luque; o uruguaio En el Pozo, de Bernardo e Rafael Antonaccio; e o chileno Perro Bomba, de Juan Cáceres. O festival também anunciou seus homenageados deste ano – Lázaro Ramos receberá o Troféu Oscarito; o astro argentino Leonardo Sbaraglia, o Kikito de Cristal; e a atriz e diretora Carla Camurati, o Troféu Eduardo Abelim. Maurício de Souza fecha a lista dos homenageados, agraciado com o Troféu Cidade de Gramado.

Será a 47.ª edição do evento que começou a ser realizado em 1972 como festival do cinema brasileiro e virou latino para enfrentar a crise da produção nacional, após a era Collor, nos 90. “Ainda que o cenário não seja favorável, com festivais importantes sendo transferidos e até cancelados, e ainda que tenhamos tido perdas irreparáveis, Gramado se mantém firme e chega em 2019 preparado para enfrentar as adversidades”, garantiu Édson Nespolo, presidente da Gramadotur, autarquia municipal que promove a grande festa do cinema no Sul.

Tudo o que sabemos sobre:
Festival de Gramado [cinema]

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

  • Stan Lee: todas as 29 aparições nos filmes da Marvel
  • Projeta Brasil do Cinemark apresenta filmes brasileiros por apenas R$ 4
  • Glória Maria faz cirurgia para remover lesão cerebral e passa bem
  • MIS abre novo lote para exposição imersiva de Da Vinci 
  • Mônica San Galo lamenta morte de Jesus Sangalo: 'pode-se morrer de mágoa'

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.